Stories: já postou as suas?

A febre dos registros momentâneos nas redes sociais que de provisório só tem o tempo que fica no status  dos usuários da internet em todo o mundo

Quando o Snapchat surgiu, o comentário era geral: ninguém sabia como funcionava direito ou qual seria o seu propósito na Terra. E então pensamos: lá vem mais uma rede social! Pouco tempo depois o aplicativo virou febre e a opção de postar vídeos curtos, que somem da sua timeline em 24h, chamada de stories, entrou para a rotina dos usuários da internet no mundo todo.

O diferencial do Snapchat são seus filtros, que podem ser usados durante as fotos ou vídeos e que são constantemente atualizados. Os efeititos da rede social incluem vários tipos, como embelezadores, animados e até que modificam a voz.

O recurso disseminou-se entre os usuários que fez todos os concorrentes lançarem recurso semelhante. Vendo a popularidade do Snapchat aumentar, nosso querido Mark Zuckerberg, dono de metade da internet, tentou comprar o aplicativo. Sem sucesso. O Snapchat resistiu e sua popularidade só cresceu. Zuckerberg, não sabendo receber um não como resposta, decidiu que seria legal colocar a função stories em todos os seus aplicativos.

Com o lançamento da novidade no Instagram, o Snapchat perdeu muitos usuários. Já são mais de 150 milhões dos usuários do Instagram que utilizam o Instagram Stories todos os dias, número que se aproxima da base de usuários do Snapchat.

Em seguida, foi a vez do WhatsApp, que no início gerou críticas, reclamações e muitos  memes com a substituição do status pelas stories. A insatisfação foi tanta, que o app incluiu novamente a opção de status e agora os usuários já estão se acostumando com a novidade.

E por último, o Facebook lançou a possibilidade de gravar vídeos e tirar fotografias temporários através do seu app. O recurso pode ser acessado clicando no ícone no canto superior esquerdo da tela ou passando o feed de notícias para o lado direito. Na câmera estão disponíveis dezenas de filtros, molduras e outros efeitos.

O Facebook já informou que vai fazer parcerias com as empresas para criar filtros de lançamentos de filmes como Meu Malvado Favorito 3, Power Rangers, Smurfs dentre outros. Também estarão disponíveis efeitos criados por artistas visuais. De acordo com o Facebook, as novas opções de filtros serão atualizadas constantemente.

“O jeito com que as pessoas compartilham hoje é diferente de cinco ou mesmo dois anos atrás – é muito mais visual, com muito mais fotos e vídeos do que nunca. Queremos tornar rápido e divertido para as pessoas compartilharem fotos e vídeos criativos e expressivos com quem eles quiserem, onde desejarem” – disse o Facebook.

O funcionamento do Facebook Stories é exatamente como nos demais aplicativos. Ao compartilhar vídeos e fotos para os seus seguidores, eles ficam disponíveis por 24hs, após este período o conteúdo desaparece. Depois da publicação, os seguidores  possível responde-las diretamente por mensagem.

Especula-se que o objetivo do Facebook é gerar mais uma forma da rede social fazer dinheiro com seus 1,8 bilhões de usuários, exibindo stories patrocinadas, como acontece no Instagram.

Muitos estão se perguntando o porquê de tantos stories e se sentem divididos, pois não possuem tempo de acompanhar essas atualizações em todas as redes sociais. Mas, está comprovado que o sucesso da ferramenta se dá justamente pelo fato de aguçar a curiosidade em ver o que o outro está fazendo naquele momento, de forma dinâmica e que os seus posts somem num passe de mágicas, sem registros.

E então? Qual deles será que vai fazer mais sucesso? Será que o stories do Facebook desbancará o Snapchat? Lembrando que o Facebook tentou adquirir o Snapchat em 2013, mas não obteve sucesso.

 

 

Além de concorrer com o Snapchat, o Facebook Stories será mais uma forma de obtenção de lucro para os criadores da rede social. Testes com inserção de anúncios estão sendo feitos no Facebook Stories com cerca de 30 anunciantes, dentre eles empresas como Airbnb, Netflix e Nike.

E você, qual dessas redes você prefere, para ver os stories dos seus amigos? Quer tirar proveito dessa nova funcionalidade de forma estratégica? Entre em contato!

 

 

 

Foto: Samuel e Riso Fotografia / Maquiagem: Lidiane Gomes

Isis Pessoa de Carvalho

Bacharel em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda

Pós – Graduação: MBA – Marketing Executivo

www.isispessoa.com.br

falecom@isispessoa.com.br

www.facebook.com/ @isispessoa.ip

linkedin.com.br/isispessoa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019