Feira de Ciências e Tecnologia no Colégio Célia Goulart encanta comunidade matense

Um dia movimentado para os alunos do Célia Gourlat em Mata de Sâo João, onde um trabalho orientado pelos professores tornou-se uma organizada Feira de Ciências, que atraiu professores e alunos de escolas estaduais e municipais da cidade

Parecia um evento de terceiro grau ou uma Feira de Ciências e Tecnologia de alunos bacharelandos de uma Faculdade. Os detalhes e a diversidade de stands e de temas abordados pelos alunos do nono e oitavo ano do Célia Goulart, impressionaram na 3ª Feira realizada, desde que o colégio foi inaugurado há três anos atrás.

Segundo as professoras de ciências Elaine Tosta e Valdete Gomes, o estímulo e o gosto pela pesquisa, é de responsabilidade do professor, o que cabe ao mestre é nortear o aprendizado, por isso, a partir do conhecimento do conteúdo, o aluno apresenta primeiro na sala e depois transforma as pesquisas em um projeto a ser executado na Feira, onde suas potencialidades e capacidade de criação são evidenciadas, em meio aos desafios propostos.

Para os alunos Douglas Luan leite (14) e Luana França, a “Feira é a oportunidade de mostar que nós alunos sabemos, e aprendemos o conteúdo, e ainda que temos capacidade de mostrar de qualquer formas diversas de propostas de aprendizado.

O projeto começou a ser estruturado mediante o conteúdo exposto em sala de aula desde do início do ano, e segundo o diretor Marcus Vinicius Carvalho, uma equipe pedagógica se reúne anualmente para traçar a temática, dentro do tema científico abordado, é destacado as suas vertentes, de forma interdisciplinar.

“ A ideia é que os alunos revelem suas habilidades, na construção e execução do conteúdo visto em sala de aula de forma aplicada. Sendo avaliado desde a pesquisa, até a integração e participação de cada estudante na execução do trabalho a apresentado nos stands da Feira de Ciências, ou seja, toda a construção do projeto.” Destacou o diretor Marcus.

Mata de São João tem como meta que no ano 2020, todas escolas municipais estejam aplicando o ensino integral, onde além do conteúdo disciplinar normal, no período oposto ao ensino regular, o estudante recebe aulas de reforço, dança, canto, capoeira e iniciação musical.

Fonte: ASCOM Mata de São João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019