ComunidadeNotícia

Coelba divulga canais de atendimento por conta das chuvas

Chuvas e ventos fortes causam transtornos em Catu, impedindo o trânsito nas ruas que dão acesso a Ramela e Coelba emite nota para facilitar o atendimento à população durante o período chuvoso

 

A previsão do serviço de meteorologia para os próximos dias é de ventos fortes entre 30 e 60 km/h para toda a costa litorânea da Bahia, incluindo Salvador, região Metropolitana e Sul do Estado.

Em Catu a temperatura também tem estado baixas, e especificamente na noite dessa segunda-feira (03), além do frio o catuense teve que suportar uma ventania que trouxe uma sensação térmica ainda maior. Para hoje a previsão segundo o Clima Tempo, é que a ventania persiste com ventos em média de 13 km por hora, além da mínima prevista em 19º graus, e amanhã as temperaturas mais baixas ainda, e mais chuvas durante todo o dia.

Veja gráficos do Clima Tempo:

 

Duas árvores cairam e afetaram um poste no final da tarde de ontem nas imediações próximas ao IF Baiano, causando um longo período de falta de energia elétrica pela região do bairro conhecido como Ramela. Cerca de oito mil pessoas só tiveram a eletricidade restabelecida nas suas casas por volta de 4h da manhã de hoje.

Fios e pedaços de madeira que impediam o trânsito na principal via que dá acesso ao Barão de Camaçari e ao comércio, já foram retirados e o trânsito liberado

Este período de chuvas e ventos fortes podem provocar essas interrupções de energia. Na maioria dos casos árvores chegam a derrubar postes, devido a velocidade dos ventos.

Com o objetivo de agilizar a comunicação de ocorrências relacionadas à falta de energia, a Coelba traz para população mais opções de canais de atendimento, além do telefone 0800 071 0800.

Estão disponíveis as seguintes opções:

Envio gratuito de torpedos SMS para o número 26560 com apenas o número da conta contrato, disponível na fatura de energia. A resposta da concessionária com o número de protocolo e a informação sobre o prazo de atendimento da solicitação será enviada ao cliente também por SMS.

Outra opção é através da agência virtual, página de serviços do site www.coelba.com.br.

O aplicativo gratuito da Coelba para smartphones também tem a opção para comunicar falta de energia.

Porque as chuvas interferem no fornecimento de energia?

Água e eletricidade não combinam. O volume e a intensidade dos ventos e chuvas são grandes inimigos do sistema elétrico.

Associado aos problemas que provocam desligamentos no fornecimento de energia, tais como ventos, objetos lançados na rede elétrica, galhos de árvores, o trânsito piora nos períodos de chuva e dificulta o deslocamento das turmas de manutenção, elevando o tempo de atendimento das ocorrências. Em alguns municípios, os defeitos ocorrem em locais com grande dificuldade de acesso, prejudicando o acesso das turmas da concessionária.

Em períodos de elevados volumes de ocorrências, a Coelba reforça o número de equipes de manutenção da rede e prioriza os atendimentos às ocorrências que envolvam a segurança e preservação da vida da população (a exemplo de clínicas e hospitais), e os desligamentos que afetem maior número de consumidores.

 

Gráficos Clima Tempo

Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Catu

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.