Vacinação antirrábica está em dia em Catu

Caso de raiva animal foi tratado dentro do que preconiza o protocolo da ANVISA. Munícipio adotou todas as providências cabíveis, não há registros de novos casos

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, sobre o recente caso de raiva animal relatado por uma senhora residente no bairro da Urbis, foram adotados os protocolos previstos pela ANVISA. A paciente em questão foi vítima de mordida de um felino no dia 31 de outubro. O fato foi comunicado a Unidade de Saúde da Família do mesmo bairro e as providências para a evitar a contaminação da paciente foram tomadas segundo o protocolo de atendimento para casos do tipo. A suspeita foi confirmada pelo LACEN/BAHIA no dia 17 de novembro.

Importância da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, vem desenvolvendo as campanhas de vacinação canina e felina segundo o calendário e em casos específicos. Todavia, vale ressaltar que muitos proprietários de animais oferecem resistência à vacinação sob a alegação de que não confiam na procedência da vacina. Tal situação prejudica a cobertura de imunização e abre brechas para casos de raiva. A recomendação é que todos os animais sejam vacinados.

Sobre os comentários acerca da falta de doses da vacina antirrábica ou da vacina especifica para seres humanos, cabe esclarecer que os estoques da Secretaria de Saúde atendem às exigências dos Órgãos de Saúde Nacional e Estadual. Tais afirmações, portanto, são meras especulações fruto do desconhecimento de seus autores, fato que é extremamente lamentável, tendo em vista que declarações desprovidas de veracidade só contribuem para confundir a população, causando pânico desnecessário aos proprietários de animais, seus parentes e vizinhos. Vale ressaltar que muitas vezes atitudes irresponsáveis como esta expõem os animais a violências e até mesmo ao extermínio.

Em caso de animais suspeitos de raiva, informe aos serviços de saúde do seu bairro ou a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria divulga um novo cronograma de vacinação para os animais que não foram imunizados na campanha antirrábica nos meses de setembro e outubro.
Fique atento, vacine seu animal! Não deixe seu melhor amigo morrer de raiva.

 

 

Fonte Ascom Prefeitura Municipal de Catu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019