Trezena de Santo Antonio reúne devotos em várias localidades do Município de Catu

Dia de celebração a Santo Antonio é repleto de homenagens, regendo a tradição presente no município de Catu a mais de 80 anos.

O conjunto de orações feitas por 13 dias ou 13 terças-feiras seguidas em louvor a Santo Antonio que acontece antes do dia de sua celebração, realizada em 13 de junho , é uma tradição forte que marca a terras Catuense há mais de 80 anos.

Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro, popular entre as mulheres principalmente,Todos os anos na paróquia de Sant’Ana, a trezena atrai dezenas de pessoas que vão agradecer e entoar louvores a ‘Toinho, como é chamado pelos devotos.

Esse ano celebração de louvor ao Santo, aconteceu na Capela Sagrada Família, no Bairro Aruanha e Bom Viver, todas as noites até completar as treze noites de louvor ao Santo.

Nessa quinta-feira ( 13), a tarte foi marcada pela missa, onde segundo padre Charles Assis, a intenção é celebrar a caminhada de Santo Antônio, que deixou seu exemplo de missionário, pregador do evangelho e cuidador dos mais humildes. Para Padre Charles Assis,“ È encantador e marcante celebrar Santo Antonio junto ao povo Catuense ,pois esse povo em especial tem um amor e devoção que é gratificante aos olhos e ao coração. A tradição é muito firme aqui nesta localidade, e as pessoas vêem esta figura como um grande intercessor ,” relatou.

O santo conhecido por ser atento a questões familiares nasceu em Lisboa, em 15 de Agosto de 1191, e morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, faleceu.

É visível , a admiração dos devotos em celebrar essa tradição centenária. Cada seguidor faz questão de demonstrar com afeto e orações a gratificação de viver momentos da obra realizada pelo Santo. Exemplo disso são pessoas que fazem de suas casas, lugar para a celebração de Santo Antônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019