CulturaEducação

Quermesse do Colégio Cônego Diamantino celebra o São João com arte , diversidade e inclusão

Na última terça-feira, 17 de junho, o Colégio Cônego Diamantino, localizado no bairro do BR, em Catu-BA, viveu uma manhã e tarde marcadas pela emoção, cultura e inclusão. A tradicional quermesse da escola marcou a finalização do projeto pedagógico junino, promovendo uma imersão no universo nordestino através da dança, da culinária típica e das expressões culturais que fazem dos festejos de São João um dos maiores símbolos da identidade baiana.

Veja vídeo da Quermesse aqui.

Durante o evento, os alunos, orientados por seus professores, representaram suas turmas por meio de apresentações temáticas e atividades lúdicas. Cada turma mostrou, ao seu modo, aspectos da tradição nordestina: das nuances do forró às comidas típicas, passando pelas cores vibrantes e ritmos envolventes da quadrilha junina.

💃 Destaque para a Quadrilha Inclusiva

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação da Quadrilha Inclusiva, que trouxe à tona a beleza da diversidade. A quadrilha foi composta por estudantes de diferentes gêneros, idades, cores, biotipos e até representação de pessoas com deficiências diversas. A proposta, segundo a equipe pedagógica, foi trabalhar o respeito às diferenças e a importância do convívio social inclusivo e acolhedor.

“A dança é um dos eixos trabalhados em Educação Física e Arte. Além disso, o forró é patrimônio imaterial do Nordeste. Em termos de legislação, a Lei nº 14.555/2023, sancionada em abril de 2023, oficializa as festas juninas como manifestação da cultura nacional. No entanto, a lei ressalta a importância de valorizar o patrimônio cultural popular e, por consequência, as escolas têm adotado as festas juninas como parte de seus projetos pedagógicos.”, destacou a coordenadora pedagógica Suely Assunção.

🎯 Projeto com propósito social e pedagógico

“Além do valor cultural e artístico, o projeto também teve um caráter solidário e participativo. Os próprios alunos se envolveram na produção e venda de comidas típicas nas barracas, bem como na organização do sorteio do tradicional balaio junino. Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de jogos de lazer, como uma mesa de totó e futebol de botão, para que os estudantes tenham mais opções de distração durante os intervalos.” Ressaltou a Diretora Antônia Lô leite e suas vces Normeide Lima e Márcia Carneiro.

“Eles estão ansiosos para ter esses jogos à disposição, mas o melhor foi mesmo ver o desenvolvimento deles durante todo o processo de construção e finalização da atividade”, contou Suely Assunção.

Veja mais vídeos aqui!

📚 Um encerramento memorável

A escola agora entra em recesso, com retorno previsto para a primeira quinzena de julho. Mas o encerramento do primeiro semestre foi digno de aplausos — uma celebração que ficará guardada na memória dos estudantes, marcada pela valorização da cultura regional, pela inclusão e pela vivência coletiva.

A festa do Cônego Diamantino foi mais do que um evento junino: foi um verdadeiro ato de amor à cultura nordestina e à educação transformadora.