Nutrição

Sementes de chia: com alto teor de nutrição há algumas contraindicações onde ela não deve ser consumida

Nos últimos tempos, as sementes de chia ganharam grande popularidade entre aqueles que buscam uma alimentação saudável. Este minúsculo produto natural possui um elevado conteúdo nutricional ao qual são atribuídos vários benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardíacas e a regulação do aparelho digestivo. Apesar disso, há quem possa sofrer consequências ao consumi-los devido à rejeição que pode gerar no organismo.

Existem diversas formas de adicionar sementes de chia à alimentação diária, como em smoothies, sucos ou condimentos para saladas e massas, devido à sua versatilidade. Quanto às suas propriedades, acredita-se que seja fonte de fibras, ômega 3, magnésio, cálcio e vitaminas. Além disso, possui ações vasodilatadoras, antitrombóticas, anti-inflamatórias e que ajudam a fortalecer articulações, músculos e ossos. Seu consumo também serve para emagrecer.

Por isso, quem conhece seus benefícios procura adicioná-los às refeições, mas há certos grupos de pessoas que, de acordo com suas condições de saúde, devem evitar consumi-los. Abaixo contamos mais detalhes.

Pessoas com hipertensão

Para os medicamentos prescritos para tratar a pressão arterial, o consumo excessivo de sementes de chia pode reduzir a pressão arterial e diminuir a eficácia dos medicamentos. Isso porque possuem propriedades que podem afetar os níveis de pressão arterial, por isso recomenda-se moderação e consulta com um médico antes de adicioná-los às refeições.

Pessoas que tomam anticoagulantes

As sementes de chia aumentam o risco de hemorragia ou sangramento, por isso devem ser evitadas por quem toma anticoagulantes. Esse superalimento pode interferir na ação desses medicamentos, aumentando a possibilidade de complicações graves. É fundamental que as pessoas nesta situação consultem o seu médico antes de consumi-los.

Como a chia absorve muita água, esse também pode ser um problema. Pessoas com dificuldade de engolir precisam ter cuidado. O recomendado é hidratá-la antes ou evitar ingerir líquido logo depois da semente. A chia também não é indicada para quem tem diverticulose. Como as sementes são bem pequenas, elas podem entrar nessas pequenas bolsas do intestino e inflamar, causando a diverticulite aguda.

Qual a quantidade de chia que pode ser consumida por dia?

Nenhum alimento em exagero é bom, por mais inofensivo que pareça. Apesar de todas as vantagens da chia, ela precisa ser consumida em parcimônia sempre por causa dos seus efeitos poderosos. Para completar, as doses menores são indicadas por causa dos carboidratos. Comer muita chia achando que vai emagrecer mais é um tiro no pé porque pode levar ao aumento do peso. O recomendado é comer entre uma e duas colheres (sopa) de chia por dia no máximo.

Qual a melhor forma de usar a chia?

Você pode incluir a chia na sua dieta de múltiplas formas. Quem quer todos os nutrientes da chia direto pode consumir a chia pura, mas procure hidratá-la cerca de meia hora antes ou então beba água antes. Pessoas que comem muita chia, mas bebem pouca água, podem ter problemas digestivos por causa das fibras, como constipação, diarreia ou gases. Mas não se assuste e deixe de comer chia por causa disso. É só beber bastante água ou hidratar a semente que não terá problemas.

A água de chia é uma bebida ideal para tomar pela manhã

Se a ideia de encher uma colher de chia hidratada pura não te agrada, não se preocupe. Você pode adicionar a semente se a em sucos, iogurtes e saladas de frutas, ou ainda hidratar para colocar o gel em um sopas, mingaus e molhos. O óleo da chia pode finalizar pratos e temperar saladas, mas lembre se usá-la fria, já que aquecer o óleo destrói os nutrientes da chia.

Se quiser preparar um pão multigrãos, não esqueça de adicionar a chia

farinha de chia é bastante útil para preparo de receitas como substituto da farinha de trigo em massas e bolos. Por isso, se você está buscando uma maneira indireta para consumir a chia, receitas são a sua salvação. E uma dica: prefira usar a chia em preparos pela manhã. O efeito de saciedade da chia aparece depois de uma hora e assim você não terá muita fome na hora do almoço.

A água de chia é uma bebida ideal para tomar pela manhã

Receitas com chia para incluir a semente na rotina

Água de chia
A água de chia é uma bebida simples com chia ideal para beber meia hora antes de uma refeição para fornecer a sensação de saciedade. É uma receita simples com chia, água, limão e mel para dar mais sabor.

O preparo é simples, comece hidratando 30g de chia. Enquanto deixa a semente agir, misture um litro de água com suco de dois limões e três colheres de mel ou outro adoçante e misture. Quando a chia estiver hidratada, junte a semente e o gel com a água aromatizada e deixe de repouso por dez minutos. Depois é só beber.

O pudim de chia é uma receita gelada e doce para quem quer uma sobremesa leve e deliciosa

Pudim de chia
O pudim de chia é perfeito para quem quer um doce saudável a qualquer hora. É uma receita que passa nos parâmetros de pratos veganos e low carb por usar leite vegetal. Para fazer uma receita básica, comece misturando 1/2 xícara de leite de coco com 1 colher (chá) do seu açúcar de escolha até o açúcar dissolver. Separe a mistura em dois recipientes individuais. Em cada um deles adicione uma colher (sopa) de semente de chia.

Mexa para a semente se espalhar pelo líquido e deixe descansando por cinco minutos para hidratar. Feche os recipientes e coloque na geladeira por pelo menos seis horas para virar um pudim. Sirva com frutas como coco ralado ou morango por cima. Se quiser incrementar, você pode fazer um pudim de chia com espirulina que fica mais bonito pela espirulina e mais saboroso por causa da baunilha.

Barrinha de cereal
A semente de chia pode incremental qualquer barra de cereal caseira. Uma boa receita de barrinha de cereais e biscoito mistura vários ingredientes deliciosos, como chia, flocos de arroz, granola, castanha de caju, ameixa preta e damasco seco.

Escolha seus preferidos e misture com biscoito triturado, melaço e glucose até formar uma massa. Espalhe em uma forma e deixe descansar na geladeira por cerca de seis horas. Depois é só cortar e comer no café da manhã ou levar como lanche da tarde no trabalho.

Pão integral
A semente chia é perfeita para adicionar em pães e bolos. Em uma receita de pão 100% integral feito em casa, além de ingredientes básicos como farinha de trigo integral, ovo, água, manteiga e sal, acrescentar chia é uma ótima pedida. A semente deixa o pão com toques crocantes e com visual mais chamativo.

Uma receita mais incrementada é a de pão multigrãos que leva diversas sementes como linhaça, semente de girassol, aveia em flocos e gergelim. Nesse caso, a chia também não pode ficar de fora. O processo de fabricação não é muito diferente de outros pães. Você pode experimentar adicionar chia a outras receitas diferentes, como o bolo integral de coco ou o pão de queijo de inhame. Com informações do Tudo Gostoso e do Metrópoles.

Redação