“Outubro Rosa” alerta mulheres para diagnóstico precoce do câncer de mama
Caminhada realizada hoje com saída do palco da Praça Geonísio Barroso até o Centro da cidade visa alertar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Uma doença traiçoeira e silenciosa. É assim que a maioria das mulheres definiram o câncer de mama hoje(17) na caminhada da campanha “Outubro Rosa” em combate e prevenção a doença .
Vestidas de rosa, cor símbolo do movimento realizado em todo mundo, a mulherada saiu animada, dançando e cantando pelas ruas de Catu, mostrando que cuidar da saúde é um ato de amor para consigo mesmo, afinal a prática de atividades físicas também contribui para evitar a incidência do câncer, bem como uma alimentação saudável.
O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) teve destaque para orientações sobre o auto exame, através do toque na mama para detecção de possíveis nódulos, além de ressaltar que durante todo o mês de outubro as unidades básicas de saúde estarão realizando atividades para incentivar mulheres na realização do preventivo, popularmente conhecido como papa Nicolau, que é outra forma da doença, que incide no colo do útero e também causa morte de muitas mulheres em todo Brasil.
A Coordenadora de Saúde Bucal e Eventos da SMS de Catu, Telma Machado, destacou que : “em março uma carreta da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), realizou exames aqui e também no mês de setembro para rastrear a doença em estágio inicial e catuenses e encaminharem para tratamento no Hospital Aristides Maltez, em Salvador. Cerca de duas mil mulheres foram atendidas na cidade catuense e poucas encaminhadas para tratamento na capital baiana.”
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que na Bahia 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2016 e, o câncer de mama vai atingir 2.760. Quando detectado em fase inicial, pode alcançar até 95% de cura.
Audira Gonçalves da Silva, disse que faz o exame anualmente e destaca:” não dói, é rápido, além de ser importante para prevenção do câncer.”
No Brasil’, a orientação é começar os exames clínicos entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, mamografias e ultrassonografias. Mas isso não vale para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, pois nestes casos recomenda-se o acompanhamento clínico individualizado.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a população no controle do carcinoma mamário, que é justamente o tipo de tumor maligno, mais comum em seres humanos e, pode se desenvolver em praticamente todos os tecidos do corpo.
A data é celebrada anualmente acendendo um alerta nas mulheres em idade de maior incidência da doença que vai dos 50 aos 69 anos, destacando a importância de estar atenta e rastrear quaisquer sintomas e anomalias que possa acontecer no tecido mamário, diminuindo assim o risco de morte por conta desse tipo de câncer.