Comunidade

Inclusão social marcam as festas juninas em várias localidades de Catu

Os festejos juninos tiveram uma abertura extraoficial misturando forró e inclusão social com as comemorações do CAPS e PESTALOZZI.

A Prefeitura Municipal de Catu por meio da com a Secretaria de promoveu a realização do forró do CAPS e apoiou a festa junina da Pestalozzi, levando muita animação a essa turminha e a mensagem de inclusão social e alegria ao público presente na manhã da última quarta-feira(19).
O “Forró Arriba Saia” da Associação Pestalozzi (Catu), foi quem começou a festa às 8:30 da manhã, realizado na área verde da instituição. A festa da Pestalozzi marca sua presença no município catuense há mais de 24 anos, fazendo parte da realização do projeto pedagógico da instituição.

O evento busca marcar as tradições culturais do povo nordestino, em conjunto da realização de uma festa de caráter inclusivo. “ Durante a apresentação da quadrilha haviam professores e amigos dançando com os alunos, isso tudo é enriquecedor, pois mostra o tamanho da força de vontade e amor das demais pessoas com nossos alunos especiais, Afinal de contas eles não querem estar à margem, mas com incluídos no dia à dia da nossa sociedade,” relatou Lucinê Carneiro, diretora da instituição.

No mesmo horário no Marco Zero, em frente à Igreja católica matriz, aconteceu os festejos juninos do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que promoveu o Arraiá do Beijo. O evento contou com a presença do prefeito Geranilson Requião, e vereadores como Denise, o presidente da câmara Marcelo Calasans, João do Ônibus e Pró Dilza, que também haviam prestigiado o evento da associação pestalozzi.

O CAPS é um órgão que possui a função de prestar atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. “ O arraia tem o objetivo de promover a inclusão de seus pacientes na sociedade, e ao mesmo tempo proporcionar alegria, bem estar e lazer aos mesmos. É com enorme satisfação pessoal que participo deste evento, por compreender a importância dele, para que olhemos por nosso próximo com olhar solidário e de aceitação ao diferente, mas que é nosso semelhante, relatou Núbia Ferreira, assistente social e coordenadora do CAPS no município de Catu há treze anos.

Na mesma quarta-feira houve a realização de forrós em outras localidades do município, como o Forró do Colégio Atena realizado no Cerimonial Estação e o do PSF no bairro de Pau lavrado.