Hospital Municipal de Catu passará a ser administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Do mês de setembro em diante o HMC passa a ser administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, que traz a sua experiência e competência para somar aos cuidados de saúde do catuense

A partir do dia primeiro do próximo mês (setembro), o Hospital Municipal de Catu passa a ser administrado pela Santa Casa de Misericórdia.

Na última terça-feira (29), o prefeito de Catu Geranilson Dantas Requião, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Marcus Torres, assinou o contrato de concessão que permitirá que o Hospital Municipal de Catu passe a ser administrado pela Santa Casa de Misericórdia. Assim, todos os serviços prestados pelo HMC passam a ser de responsabilidade executiva da Santa Casa que operacionalizará a gestão e funcionamento do equipamento de saúde pública.

 

 

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fundada em 1549, possui vasta experiência na administração hospitalar.

Atualmente, além do secular Hospital Santa Isabel que é referência em tratamentos oncológicos e cardíacos, a instituição administra vários hospitais no estado da Bahia. Entretanto, contrato de concessão firmado pelo município com a Santa Casa, representada pelo provedor, Roberto Sá Menezes, que tem duração de 60 meses, possui termos estritos de metas de qualidade e protocolos de execução das atividades de saúde, o pagamento mensal das faturas só se dá após a constatação da prestação adequada dos serviços à população.

Todo o funcionamento do HMC passa a ser monitorado por uma comissão especifica, formada por profissionais de Saúde, membros da gestão Municipal e representantes da sociedade civil, indicado pelo Conselho Municipal de Saúde. Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos e que conta com sistema de contratação e tributação diferenciados, a expectativa é que o contrato proporcione uma redução nos cistos de funcionamento da unidade de saúde.

O provedor da Santa Casa falou em entrevista para o Catu Acontece sobre as mudanças. “Aceitamos este desafio com o compromisso de levar a experiência do Hospital Santa Izabel para a gestão do hospital municipal de Catu. Trabalharemos para oferecer um serviço de qualidade à população”, afirma Roberto Sá Menezes, Provedor da Santa Casa da Bahia.

O secretário de Saúde Marcus Torres, destacou; “posso dizer  que é uma parceria que visa melhorar nosso sistema de saúde do município, por se tratar de uma instituição séria, creditada pela qualidade em tudo que faz. Confio que virá garantir os serviços que a nossa comunidade necessita”, pontuou o secretário.

Questionado sobre o que espera dessa parceria,  Torres falou: “ o contrato de sessenta meses está com pagamento fundamentado no cumprimento das metas qualitativas e quantitativas previstas no plano operativo, o qual discrimina os procedimentos a serem oferecidos para população”, enfatizou o secretário.

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da Assinatura do Contrato: Ascom Prefeitura Municipal de Catu

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019