Artista plástico catuense faz turnê internacional

Ed Ribeiro viaja pela Europa lançando sua biografia “ A vida com dendê” ,  fala de  seus planos, próximos passos da sua carreira e relata sua paixão pela sua cidade natal

 

Edmilton da Cruz Ribeiro, mais conhecido como “Ed Ribeiro”, nasceu em 4 de Novembro de 1952, é um artista natural da zona rural de Catu, que iniciou sua carreira como artista plástico em 2005, quando tinha 52 anos. Filho de Pedro de São Paulo Ribeiro e Maria Luiza da Cruz Ribeiro, o pintor mantém seu ateliê na comunidade de Pedras e revela que esse é o único lugar do mundo onde confecciona seus quadros.

Solteiro e pai de três filhos, “Ed” era empresário antes de iniciar sua vida artística. Foi o criador da primeira casa de acarajé da Bahia, em 1997, além de ser o fundador de uma empresa de socorro do lar, serviço que hoje é conhecido como marido de aluguel. Logo que iniciou sua carreira, suas obras não retratavam o tema que elas têm agora, a cultura afrodescendente, e sim temas mais gerais, como a natureza morta, casario, entre outros. “O tema dos orixás surgiu a partir do momento em que a técnica de pintura passou a ser o derramamento de tinta na tela”, conta Ed.

 

 

 

Sua carreira internacional começou quando, em 2010, quando foi laureado na Academia de Arte de Paris, na França. Enquanto estava lá, aproveitou para conhecer melhor o universo da arte e visitar pontos turísticos que lhe trariam mais conhecimento. Apesar de apaixonado por Catu, grande parte da história do pintor se desenrolou na Europa. Foi em Portugal que o sonho de escrever sua biografia começou a se concretizar, após receber incentivo, saiu de Lisboa com seu trabalho encaminhado.

O mais velho de 17 irmãos, Ed nunca imaginou que conseguiria conquistar o lugar que conquistou no mundo das artes, entretanto, isso não tem nada a ver com o fato de ser oriundo de uma cidade pequena. “Não é o local que você nasceu que lhe transforma em um artista, em um empresário de sucesso ou em um grande advogado, é a sua determinação, sua força e coragem de vencer”, incentiva o artista.

 

 

Há quatro meses, o artista plástico sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e está em processo de recuperação, mas isso não tem sido impedimento para dar prosseguimento ao lançamento de sua biografia, “A vida com dendê”, na Europa. No Brasil, Ed pretende lançar seu livro, além de fazer uma exposição de suas obras, na segunda quinzena de novembro, na Praça Engenheiro Carlos Batalha, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, onde tem uma arte, que é um mosaico em formato de sol.

 

 

Sobre o livro escrito em parceria com a Editora de Portugal “A minha vida dava um livro”, o pintor destaca que foi desenvolvido com o objetivo de mostrar para as pessoas que qualquer um pode conseguir realizar seus sonhos, independentemente da idade e da classe social de onde ela tenha vindo”, enfatiza Ed.

O primeiro lançamento foi, na embaixada brasileira, no centro de Londres, e o pintor e agora também escritor relata ter sido um sucesso, por conta da aceitação e procura da obra. O segundo não foi diferente, na última quarta-feira (30), em Portugal, na localidade de Cascais, a Riviera Portuguesa, muitas personalidades brasileiras e portuguesas estiveram presentes, e mais uma vez a aceitação pelo livro foi maravilhosa.”

 

 

O artista catuense, destaca que apesar de hoje poder morar em qualquer lugar do mundo, por conta do conhecimento e respeito pelo seu trabalho conquistou, não pretende deixar sua cidade natal por nada desse mundo. “Me sinto realizado em poder levar o nome para a cidade para todo o planeta. Tenho o mesmo sentimento que  vocês do Catu Acontece, orgulho de ser catuense,(risos)… O amor por Catu é que me realiza, e não o dinheiro,” pontua Ed Ribeiro.

 

Relata que tem investido na decoração do seu atelier e em breve o público terá muitas surpresas, “afinal é o lugar em que eu me inspiro e crio as minhas obras,” comenta cheio de mistério Ed.

Amanhã, 01 de setembro, estará em Amsterdã (Holanda) até o dia 07. Depois na Finlândia (Europa).  No dia 23/09 o artista participa de um coquetel de lançamento do seu livro na suíça junto com  uma amiga escritora Lúcia  Aeberhardt, que lança sua obra ” Minha História”, onde faz um relato de uma forte experiência de vivenciada.  Em seguida volta para o Brasil no dia 31 de setembro. Logo segue para Belo Horizonte(MG), onde será homenageado no dia 05 de outubro, no teatro Bradesco, pelo cantor e compositor Nil Lus, que tem uma das suas artes na capa do CD.

Aos moradores da cidade que tanto ama e de que sente tanta saudade quando está em suas viagens, o artista deixa um recado: “tenham fé, acreditem em seus sonhos, corram atrás mesmo. Eu amo muito vocês e muito obrigado por todo carinho que todos têm comigo”.

 

 

 

 

Fotos arquivo pessoal Ed Ribeiro

Produção: Carla  Boaventura Sousa

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019