ELEIÇÕES 2018: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VOTAR

Esclareça aqui as suas duvidas sobre: ordem de votação, chegada das urnas eletrônicas, abertura dos portões, manifestação de voto, mudanças nas seções  

Fórum Comarca de Catu Bahia

 

As eleições de 2018 chegaram com mudanças de grande importância, diferente das eleições de 2014, os eleitores que se dirigirem as urnas eletrônicas, no próximo domingo, dia 07 de outubro de 2018, terão a responsabilidade cidadã de escolher com seus votos seis candidatos para cargos públicos.

A ordem de votação na urna eletrônica fica assim:

-Primeiro: para deputado federal (4 dígitos);

-Segundo: para deputado estadual (5 dígitos);

-Terceiro: sua primeiro opção para o senado (3 dígitos);

-Quarto: a segunda opção para senador(3 dígitos);

-Quinto: Governador: (2 dígitos);

-Sexto: Presidente (2 dígitos).

As urnas serão distribuídas no dia do pleito a partir das 6h, às 7h o presidente já pode emitir as zerésimas, sendo assim abertos os portões às 8h para a entrada dos eleitores, quando se inicia as votações.

As manifestações por parte dos eleitores se limitam à:  manifestação individual e silenciosa da preferência do mesmo por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Vale ressaltar, no entanto, que o fornecimento de determinados objetos pelo candidato é proibido.

Para ajudar na hora de votar, o eleitor pode levar a famosa ‘cola’. É permitido, um lembrete com o número dos seus candidatos, mas não poderá ingressar na cabine de votação portando celular, máquinas fotográficas e filmadoras.

Izabel Cristina

Em Catu-Ba, a chefe de cartório, Izabel Cristina Gonzaga da Silva, alerta para mudanças que houveram de locais de votação,  “foram feitas mudanças em algumas seções: a escola Traços e Letras, funcionará na escola desembargadora Maria Gabriela, a escola Barão de Camaçari  foi feita a transferência para o instituto Baiano( mais conhecido como Agrícola), o grupo escolar Antônio Carlos Magalhães funcionará na escola Laura Batista  e a escola Adélia Mata por estar em reforma foi transferida para o instituto Shekinah. O eleitor que não sabe a sua seção pode consultar pela internet o local da sua votação ou comparecer o cartório para fazer essa consulta. Se o eleitor souber o local de votação ele pode se dirigir a este e a coordenação informará ao mesmo, o local da sua seção.” Destacou.

Ainda segundo Izabel Cristina, quando indagada sobre as fake news que está circulando nas redes socias, ela fez questão de esclarecer:“os votos válidos são computados independente do eleitor votar em todos os candidatos; só não serão contados os os brancos ou nulos, mas se o eleitor, por exemplo, só votar para presidente e não escolher os demais candidatos, o voto que ele deu para presidente vai ser contabilizado sim ”. Destacou Izabel. Mais informações tem um endereço para esclarecimento de dúvidas do TRE:

http://www.tre-ba.jus.br/o-tre/ouvidoria/duvidas-frequentes

A fiscalização será realizada pelos fiscais indicados pelos partidos, que tem direito de indicar dois fiscais. Eles podem atuar na seção um de cada vez, os mesmos são identificados por crachás; e os candidatos também registrados podem fiscalizar. Qualquer denúncia que seja feita e chegue ao conhecimento do cartório eleitoral, tanto o Ministério Publico, como a juíza e a PM, estão incutidos de poder para averiguar.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019