ComunidadeHistórias que Inspiram

Desembargador e primeiro vice-presidente do TJBA João Bosco de Oliveira Seixas visita o Fórum em sua terra natal e promete empenho para melhorias no judiciário de Catu

O filho da terra, criado entre a maioria dos presentes, nomeado este ano 2024 primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia-TJBA, João Bosco de Oliveira Seixas esteve na manhã de terça-feira, 26 de novembro no Fórum da Comarca de Catu-BA, com intuito de ouvir as demandas dos servidores, juízes e advogados para auxiliar nas melhorias dos serviços locais.

Primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia-TJBA, João Bosco de Oliveira Seixas

O Excelentíssimo Desembargador escutou atentamente as reivindicações representando a Presidente do Tribunal Justiça da Bahia Cynthia Maria Pina Resende, que está em viagem, o que traz ainda mais destaque a importância da sua visita.

Durante sua fala, parte transmitida ao vivo pela Revista Catu Acontece, pelo instagram @catu.acontece, ele fez questão de pontuar a presença de todos e ainda discorreu sobre a trajetória de figuras icônicas na cidade, que fizeram história no judiciário baiano, bem como em setores do comércio e da política, fechando com relato das suas vivências pessoais e familiares, já que seu pai Antônio de Deus Seixas (In Memorian) foi prefeito na cidade e implantou o sistema de água local, já sua mãe foi Delegada Escolar (in Memorian), ou seja, era ela que levava as demandas da educação ao estado, Dona Inês também era catequista e bordadeira de “mão cheia”, tendo sua casa aberta em celebrações tradicionais como a Reza a Santo Antônio e no Natal com seus enfeites e presépios. Veja aqui o discurso.

Entre as reivindicações apresentadas, a mais pontuada foi,  a  instalação de uma 2ª Vara Cível e de Relações de Consumo, é o que ressalta o representante da OAB Catu- Márcio Medeiros, “As nossas reivindicações seriam extensas pois muitos são os problemas existentes, mas decidimos, juntamente com o Dr. Gleidson, juiz da comarca, lutar pela instalação da 2ª Vara Cível e de Relações de Consumo, pois a 1ª Vara acumula mais de 14 mil processos, o que é humanamente impossível para um magistrado analisar e julgar.” Destacou o também Especialista em Direito Civil, Processual Civil e do Trabalho.

A vice-presidente da OAB Alagoinhas-BA, Amanda Santa Rosa, enfatizou que: “ a instalação da segunda vara cível trará um novo juiz e servidores, acelerando o ritmo de tramitação dos processos.” Pontuou.

O primeiro vice-presidente do TJBA ouviu todas as reivindicações, ressaltou a importância também da modernização e ampliação do Fórum e aproveitou para direcionar ao Tenente Coronel Fábio Rodrigo, presente no local, a instalação de novas Câmeras para o monitoramento do espaõ e garantia da segurança de todos.

Na oportunidade o Exelentissímo Desembargador comprometeu-se a empenhar-se junto com a comissão de representantes instituida e composta por autoridades presentes, juízes, advogados e servidores a empenhar-se em prol das transformações, melhorias e principalmente a criação de uma nova vara para diminuir o acúmulo de processos que ainda causam morosidade no andamento dos mesmos na comarca, mesmo com o empenho dos servidores e juízes que atuam na mesma. Veja a fala do Desembargador aqui.

Após a reunião o exelentissímo que é conhecido como “gente da gente” por conta do seu trato humilde, educado e gentil para com todos,recebeu muitos cumprimentos dos presentes, posou para fotos, almoçou com autoridades e amigos próximos e depois fez uma visita ao Colégio Cônego Diamantino, no BR. Veja registros aqui!

Mais fotos do momento aqui!

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.