Política

CERIMÔNIA MOVIMENTA CATU NA NOITE DE ONTEM

Vereadores empossados, prefeito e seu vice vivenciam noite de glamour, comemorações e homenagens, mas também de discordâncias  políticas inclusive de sua base aliada na Câmara de Municipal de Catu 

A posse dos 13 vereadores ontem na Câmara Municipal de Catu contou com um atraso de quase duas horas para seu início, o que deixou os presentes  que aguardavam a cerimônia o questionamento para tamanha demora.

Segundo fontes não oficiais, as negociações para a votação da mesa diretora da Câmara estariam atravancando o começo da cerimônia, mas oficialmente nada foi confirmado. Porém pelas declarações no momento da votação para a presidência, inclusive da base aliada do executivo, tudo indica que não foram meras confabulações.

A sessão especial aberta pelo vereador João do Ônibus(PRB) só pôde ter continuidade, após a chegada do vereador Rubens de Pau Lavrado(PT) a partir daí foi dado oficialmente início aos trabalhos.

João do Ônibus

O clima tenso prosseguiu por toda a votação, dos componentes que irão dirigir a “casa do povo”. Conforme destacado pelo Professor Seles (PT), a votação é dada entre os pares, o que significa dizer, que tudo é previamente acordado, para ficar explicito no momento da efetivação do  voto.

Ficou assim: Presidente da Câmara é Marcelo do Sindicato (PTN), que concorreu com Professor Seles e João do Ônibus, seguido pelo seu vice Eneas Medeiros(PSL), que concorreu com  Nil Prefeitura(PTB). 

O primeiro Secretário é Paulo de Cacinho(PSDB)  e   a novidade  mesmo, ficou com a eleição da segunda Secretária Denize da Paróquia(PSDB), que trocou votos com vereador Paulo e prometeram atuar juntos na Câmara nesse mandato.

Paulo de cacinho e Denize da Paróquia
Nenem de Iozinho
A votação não correu em clima amistoso, houve pontuações na fala de Nenem de Iozinho(PSD), que declarou profunda insatisfação com as movimentações que antecederam a votação, mostrando-se indignado por diversas vezes em seu discurso.O mesmo ocorreu com Rubens de Pau Lavrado, que desde que chegou abriu sua fala destacando:

“as movimentações para votação da mesa me atingiram de forma negativa, injúrias sobre minha pessoa me indignaram,cheguei até mesmo pensar em desistir do mandado, mas por respeito ao povo de Pau Lavrado que me escolheu em peso, eu assim não o fiz, mas me abstenho de votar para presidência da Casa.”



As  abstenções seguiram com os vereadores: Clara Sena(solidariedade), Nil Prefeitura(PTB), Nenem de Iozinho(PSD) e por muito pouco Cesar  do Posto(PDT) que enfatizou: quase tive um enfarto por conta da pressão que sofri para concessão do meu voto, eu realmente desconhecia que a eleição dos componentes da mesa diretora da casa seria hoje, mas por fim , meu voto nos 45 minutos do segundo tempo, é de Marcelo.”

                                                         Rubens de Pau Lavrado

          Foto Mesa : Paulo de Cacinho, Eneas Medeiros, Marcelo do Sindicato e Denize da Paróquia

Passado o mal estar gerado pelas votações e mais as alternâncias  nas abstenções ao voto, foi à hora de dar inicio aos discursos .

A vereadora Clara Sena(Solidariedade) conclamou o presidente Marcelo a atuar conforme o regimento da casa, dando prioridade a demanda do povo através da reativação do gabinete itinerante, para que a população possa ser ouvida, incentivando assim o povo a se fazer presente durante todo o ano na plenária da Câmara.

Também pontuou: “ me sinto feliz pelo crescimento da representatividade feminina através das recém chegadas: Denize da Paróquia, Pró Dilza e Sandra do Ambulatório(PTN). Que juntas possamos colocar em prática a comissão da mulher, para que políticas públicas voltadas para as mulheres possam ser implementadas aqui nessa casa.”

Brevemente a maioria dos vereadores discursou, mas o mais emocionante para o público presente, foi o de Paulo de Cacinho, que fez questão de além de agradecer a todos os seus votantes, destacar a atuação da sua filha  Paula, de nove anos que durante a campanha do ano de 2016, se envolveu em todo processo político, articulando apoio, sinalizando a agenda dos comícios e até discursando. A emoção rolou soltou na plenária da casa, que estava lotada, nesse dia primeiro do ano de 2017, diante da declaração de amor entre pai e filha.

Por fim o Presidente Marcelo do Sindicato(PTN), teve um discurso sucinto, sem alongar-se  destacou a renovação da câmara, como algo de positivo para o novo mandato tanto do legislativo como do executivo.Também chamou a população à participar  das votações dos projetos, se comprometendo atuar conforme o regimento da casa e finalizando com um feliz ano novo para todos os catuenses.

Finalmente deu-se início ao momento mais esperado para plenária, que foi a posse do Prefeito Geranilson Requião(PT) e Dr.André Marques. Já passava das 10 horas da noite, quando prefeito e vice foram recebidos debaixo de muitos aplausos e holofotes das câmeras de inúmeros jornalistas e fotógrafos, que se emparedaram para pegar os melhores ângulos.

Primeiro Dr. André discursou pontuando “ a importância da votação expressiva que ele e Geranilson, chamado “Gera” teve. Discorreu sobre sua trajetória em Catu e com Gera, fazendo um link com  a história de Abraão personagem bíblico, que segundo relato, saiu do meio da sua terra e parentela, para que assim Deus o prosperasse… E enfatizou que os inúmeros votos que receberam, significa que Gera é convocado a superar os desafios municipais, nesse novo mandato: “  eu não tenho dúvidas que Gera vai superar Gera.”

O Prefeito Geranilson falou em seguida, pontuou de forma específica alguns presentes como o Tenente Thiago Portela e o Delegado Henrique Moraes. Fez referência a família através de Josenita Requião, sua esposa e sua filha Mariana, ambas presentes e discorreu sobre o que considera êxitos na sua gestão.

Gera fez questão de parabenizar a Secretária de Educação Ana Teixeira, pelo reconhecido trabalho que vem realizando no município e, ainda convocou os 13 vereadores a trabalharem juntos, em sintonia para melhoria da cidade e, enfatizou avanços, mesmo diante da situação do país

Prefeito Geranilson Requião

assinamos 7 contratos para execução em 2017, entregamos 125 títulos de posse  de terra urbanos e mais alguns fundiários na zona rural.
Em todo lugar que eu vou,as pessoas falam que gostariam de está fazendo parte dessa gestão aqui, que em meio a crise, tem superado os desafios de forma geral, atuando também no social de forma efetiva, inclusive no auxílio a reforma de casas para a população mais carente…”

A parte artística do cerimonial ficou por conta da cantora Priscila Ribeiro, que entoou o canto gospel “campeão” em homenagem ao prefeito e seu vice. Também houve participação da Filarmônica Lira Catuense 26 de Junho.

Priscila Ribeiro

Filarmônica Lira Catuense 26 de Junho

Esse ano o horário noturno trouxe mais pompa aos looks de populares e autoridades presentes. Destaque para as mulheres, inclusive as vereadoras que foram citadas por Paulo de Cacinho(PSDB): “ além de ser uma força com uma representatividade maior através de 4 mulheres na casa,  vão embelezar as sessões(risos) e contribuir de forma mais efetiva na votação de projetos que as assistem.”


      Pró Dilza

 

Josenita Requião  a equipe da Secretaria de Educação

 


Denize da Paróquia

Fotos: Donaire Verçosa

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com