ComunidadeCulturaEntretenimento

TRADIÇÃO DA FESTA DE REIS É MANTIDA EM CATU

A festa de origem católica é uma das tradições culturais catuenses mais antigas do Bairro Barão de Camaçari tem forte participação popular de moradores locais 

A Festa de Reis tem lugar de destaque no Bairro Barão de Camaçari ou Ramela, como é mais chamado. Pelo calendário católico, a data das celebrações que faz parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades.

Como em todos os anos em Catu, serão três dias de festejos, com uma programação  agendada pela Prefeitura Municipal de Catu, que inclui desde a parte sacra com a missa na Capela Cristo Rei, até a participação de grupos folclóricos e culturais da cidade.

O evento que abre o calendário de festejos populares catuense,  acontece nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, no Bairro Barão de Camaçari.  É uma das mais tradicionais festas de Catu e vem sendo preparada junto à comissão organizadora,  composta também por membros do bairro como nos últimos anos.

A primeira Festa de Reis em Catu foi em 1953, organizada pelo avô de Valdemária Vasques Pereira, popularmente conhecida como “Dé”, o  senhor Alício de Araújo Vasques.

Dé conta “ meu avô sempre foi muito festeiro, tudo pra ele era motivo de comemoração, daí surgiu a Festa de Reis. A praça que era realizada a festa leva seu nome. Começou como uma pequena festa e com o passar do tempo ganhou notoriedade e acabou virando tradição.”

“Nós moramos desde a infância no Bairro Barão de Camaçari  e meu pai  Valdely de Sena Vasques,sempre se dedicou a festa, como todos do bairro. Existia uma equipe que sempre estava disposta a ajudar na realização da festa. Havia as barracas chamadas “botequins”, a energia era a motor, pois não existia energia elétrica.”

“A missa era campal, realizada as 5h da manhã. Tínhamos programas de calouros, quermesses, filarmônica, cantores da Rádio Sociedade, a decoração da festa ia do início do bairro até o final e era decorada com bandeirolas.  Além disso, eram feitas algumas brincadeiras, como por exemplo: pau de sebo, cabra-cega, quebra-pote, corrida de saco, prisão amorosa, entre outras.”

“ O meu avô morreu coincidentemente em plena Festa de Reis, no dia 10 de janeiro de 1992 e as comemorações  foram suspensas em memória e respeito a ele.”

“ Hoje em dia, muita coisa mudou,  acompanhando a modernização e se adequando ao seu tempo, o importante  é que essa tradição  não acabe.”

É uma festividade de extrema importância para a população catuense, pois além de ser um motivo de divertimento, alguns comerciantes e  ambulantes aproveitam para lucrar, vendendo bebidas, lanches, churrascos entre outras coisas,ou seja em tempos de crise, movimenta a economia local.

“Dé”, destaca também : é um momento  importante, em que nós familiares recordamos mais ainda a memória do meu avô. E para os visitantes e foliões, fica a expectativa de que a festa seja divertida e tranquila.”

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

06/01 – SEXTA-FEIRA:

16H – TERNO DE REIS (ESTRELA DALVA PELAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE)

18H – MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA (CAPELA CRISTO REI)

19H – TERNOS DE REIS (ESTRELA DALVA E MELHOR IDADE/ BURRINHAS/ FANFARRAS MUNICIPAIS E GRUPO DE CAPOEIRA PELAS RUAS DO BAIRRO BARÃO DE CAMAÇARI)

20H – APRESENTAÇÃO DE FISCAL E BANDA (CORETO)

22H – APRESENTAÇÃO DE AKILES E LEO (CORETO)

07/01 – SÁBADO:

20H – BANDA ESFREGA E MEXE

22H – BANDA MEGA SAMBA

24H – BANDA COCHABAMBA

02H – PABLINHO

08/01 – DOMINGO:

14H – SHOW DE VARIEDADE, COM CALOUROS, IMITAÇÕES E BIRNCADEIRAS (CORETO)

15H – NOVA PEGADA – BLOCO MENINAS DO BARÃO (MINI TRIO)

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com