ComunidadePolítica

Biometria em Catu ainda não tem prazo final determinado

Membro da comissão de biometria da Bahia, Socorro Gouveia, esclarece que em Catu não há prazo definido para realizar o recadastramento biométrico

O fim do prazo para o recadastramento biométrico é um assunto que está rendendo muitos questionamentos aos catuenses. Isso porque há uma dúvida sobre o fim do prazo para que o cadastramento a biometria seja feito. O medo de ter o título de eleitor cancelado está levando dezenas de cidadãos a acordarem de madrugada e lotarem a rua do cartório onde acontece o procedimento está sendo realizado.

O cancelamento do título eleitoral pode trazer prejuízos como: não poder tirar passaporte ou carteira de identidade, não receber salários de função ou emprego público e não obter certos tipos de empréstimos, além do impedimento de inscrição em concursos públicos.

Para evitar qualquer tipo de problema restritivo relacionado ao cancelamento do título, a população de Catu, as pessoas estão se mobilizando. Lucimar da Silva, que chegou ao local às 06h da manhã, e conta que já encontrou a fila grande, “ouvi falar que poderia ter problema no banco e então eu me apressei, mas quando cheguei, soube aqui que o prazo não acaba agora em janeiro.”

 

 

 

Outro fator que tem feito filas grandes, é o fato das pessoas não conseguirem agendar um horário no site do Tribunal Regional Eleitoral, TRE. Ariel Gondim tentou fazer o agendamento eletrônico, mas não obteve sucesso. “Tentei agendar e não consegui. Caía, o site travava, então preferi vir aqui”. E, mesmo sabendo que o prazo final em Catu não é o mesmo de Salvador, optou por resolver logo essa questão: “acho que depois, a fila estará dez vezes maior do que a de hoje, então resolvi vir logo para não deixar para última hora.”

 

A chefe de cartório de Catu, Isabel Gonzaga, conta que as filas têm sido uma constante e que, por isso, precisou aumentar em meia hora o horário de atendimento na última vez em que o agendamento estava disponível. “As pessoas estão chegando de madrugada e elas não precisam fazer isso. O expediente aqui é até as 14:00, mas o atendimento ao público costuma ser até as 13:00. Devido à grande demanda, abrimos a última agenda até as 13:30.

 

O que não é de conhecimento de muitos catuenses é que, em Catu, ao contrário de Salvador, o recadastramento biométrico não tem uma data definida para acabar, como garante Socorro Gouveia, membro da comissão de biometria da Bahia. “A população pode ficar tranquila quando a isso, em Catu ainda não há uma data para a biometria ser encerrada. Em Salvador, há. Mas em Catu, não. Ainda é opcional, não é obrigatório por enquanto. Quando for, a população será informada.”

Para saber os documentos exigidos para recadastramento biométrico clique no anexo em PDF, e maiores esclarecimentos para casos específicos como: transferência de título eleitoral ou retirar o título pela primeira vez, podem ser esclarecidos, no site do TRE/BA e o agendamento realizado através do endereço eletrônico: http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/agendamento-biometria/agendamento. Há também o telefone do cartório eleitoral em Catu-Ba que é (71) 3641-2452.

Municipios que terao o recadastramento obrigatorio na Bahia TRE-BA-documentos-necessarios-para-o-recadastramento-biometrico-atualizado

Os 52 municípios  que tem prazo determinado para o recadastramento, está no anexo abaixo em PDF elaborado pelo TRE. É só clicar.

Municipios que terao o recadastramento obrigatorio na Bahia

 

 

 

Fonte: TRE -BA

Fotos: Carla Sousa e Ascom TRE Bahia

Reportagem: Carla Sousa e Donaire Verçosa

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com