Janeiro Branco em Catu realiza múltiplas ações durante o dia de hoje
Organizadores da campanha janeiro branco em Catu-Ba, realizaram em diversos espaços de saúde e beleza, ações que ressaltaram a importância de cuidados psicológicos nos dias atuais
As ações voltadas para o janeiro branco, mês que conscientiza a população a respeito da importância do cuidado da saúde mental, continuam a acontecendo. Hoje, 23, os locais escolhidos para a realização das ações foram o Hospital Agnus Dei, os Espaços Marília Vieira e o Sentir. Psicólogos e convidados falaram aos pacientes do hospital a respeito da valorização e preservação da saúde mental.
Na primeira parte da manhã, a ação foi realizada no Hospital do Agnus Dei. Os pacientes que aguardavam suas respectivas consultas assistiram ao psicólogo Danilo Rocha realizar uma dinâmica e o escutaram falar a respeito da importância de tomar novas decisões e atitudes para que o ano que se inicia seja realmente um ano novo.
Edcleide Valença foi uma das que assistiram ao ato realizado e destaca: “ esses momentos são enriquecedores, traz informações que ficam restringidas a um consultório médico, e deveriam ser feitos mais vezes, não só no janeiro branco, que é um momento criado exclusivamente para isso.”
Além de contemplar os pacientes, os funcionários que trabalhavam também puderam aprender e refletir sobre tudo aquilo que foi explicado. “Hoje em dia, com a vida corrida que nós temos, se nós não tivermos um equilíbrio total, entramos em paranoia. Então eu acho muito bom que as pessoas se preocupem com a saúde mental, é de grande valia”, conta a funcionária Suiara Daebes.
Já na segunda parte da manhã, quem esteve presente no Espaço Marília Vieira pode ouvir a graduanda em nutrição Laura Verena, falar sobre alguns alimentos que sempre levantam questionamentos entre quem os consome, além também de falar sobre a demonização dos alimentos e sobre como ter uma relação saudável com os mesmos. “Hoje a mídia impõe um padrão de beleza e diz que o bonito é o corpo magro, as pessoas acabam vivendo o terrorismo nutricional e acabam não tendo uma relação saudável com a alimentação e isso afeta o psicológico das pessoas. Então é importante ter ajuda de um profissional para entender aquilo que te faz bem”, explica.
Após a roda de conversa, alguns prêmios foram sorteados para os que estavam presentes. Ellen Midian Santana, foi uma das que foram sorteadas. Estudante de psicologia, enfatizou a necessidade da ação: “é importante cuidar da saúde mental, muitas pessoas estão desenvolvendo transtornos, como a ansiedade, por exemplo, então é muito bom aproveitar esses momentos em que uma equipe está disposta a trazer esse serviço gratuitamente.”
A tarde foi a vez de psicólogos e moradores se reunirem para conversarem sobre o valor da vida, onde comentaram sobre desafios da vida e trocaram experiência entre si.
A apoiadora Leny Santos, relatou na conversa sobre a perda de seu irmão de maneira trágica e como venceu uma depressão pós morte do ente querido, essa troca de ideias é confortável e oportuniza uma desintoxicação emocional, “muitos acham que é uma brincadeira. Quando soube que meu irmão havia sido sequestrado e assassinado quase não saia da cama.” Relembra. Por isso a também proprietária do estabelecimento Recanto de Açaí, é patrocinadora da causa.
Para a Professora aposentada Ana Maria Pinto (79), o diálogo acaba sendo algo útil, principalmente na maneira como a educação caminha, “precisamos de uma política eficiente e além de tudo respeito pelo que o próximo sente. A educação de anos atrás não é a mesma de hoje”.
A psicóloga da prefeitura Maísa Soares, reitera como a campanha é fundamental para quem vive solitário, “a missão é justamente essa, relembrar enquanto é tempo da nossa saúde psíquica, relacionamentos sadios e da procura imediata do tratamento como meta de vida.”
Reportagem: Carla sousa e João Vitor Araújo
Edição de Texto: Donaire Verçosa