ComunidadeCultura

A Festa de Reis em Catu arrasta multidões para as ruas da Barão de Camaçari

A tradição se uniu a modernidade, e trouxe o crescimento de uma das comemorações mais tradicionais de Catu, e que esse ano superou em público, organização e atrações

De 04 à 06 de janeiro nas ruas do Barão de Camaçari, ficaram repletas de pessoas na Festa de Reis 2020, que foram ao bairro também conhecido como ‘Ramela’, para celebrar a data que comemora a adoração dos Reis Magos pelo nascimento de Jesus Cristo.

A mistura de ritmos e artistas da terra  fez a barão virar um caldeirão festivo nos três dias de celebração. No dia 04, a festa começou com o  bloco Crias da Ramela e o público também curtiu o som dos filhos da terra Saulo e Iracema, Zé de Pedro e  Banda D4 no Coreto do bairro. Já no palco principal, o público dançou  ao som  do pagode do Assombra, seguido do arrocha romântico de Well Trindade. A atração mais aguardada da noite, e que varou a madrugada junto com o público  que cantou junto suas canções, foi Jaú, que no palco 1 encerrou a noite com seus sucessos e canções que marcaram gerações da música baiana.

Mas a  madrugada foi  curta para a turma da Ramela,  logo na manhã de domingo (05), a folia começou cedo com os blocos Eu Sou Axé e Fígado de Aço. A tarde foi a vez das Meninas do Barão, bloco onde homens se vestem de mulheres  inspirados na muquiranas, do carnaval da capital baiana. À noite o evento foi comandado pelos Bakanna’s e  Miguel Moraliz  no Coreto, e no palco 1, teve “O Safadinho do Brasil”, que fez a turma dançar ‘juntinho’ e para encerrar as apresentações, Luanzinho Moraes fez um show que marcou a noite de domingo, passeando pelo sertanejo, pagode, e indo  do arrocha ao funk, ele dominou o palco com hits de sucessos e estilos diversos, que fazem a cabeça do público de todas as idades.

Para a comissão organizadora da festa, representada pela pedagoga Érica Dourado, a professora  Irá Barreto, Renan Nunes da ascom da PMC,  e João Ferreira Júnior, da cultura, o saldo foi o melhor possível, “ o público surpreendeu, as inovações na grade de atrações agradou à todos em cheio, e os barraqueiros só tem a celebrar, pois às vendas superaram as expectativas. Esperamos que no próximo ano a festa seja ainda melhor, com fé em Deus. Como vem sendo nesses últimos tempos.” Destacou Érica.

Comissão organizadora

No último  dia, segunda-feira (06), o Cortejo de Reis saiu pelas ruas da cidade, Estrela Dalva, de porta em porta ao som de uma charanga, animando a noite catuense. Às 18 horas após a missa em ação de graças aos Santos Reis o cortejo seguiu em direção a ‘Ramela’. E a festa teve o tradicional e aguardado samba de viola de fiscal e sua equipe, que embalou populares, junto com o prefeito Geranilson e sua comitiva de vereadores e secretários.

Também marcou presença o vice-prefeito Dr. André Marques, que estava em viagem com a família, mas assim que chegou na cidade, fez questão de ir prestigiar a festa, e também caiu no samba de Fiscal, puxado pelo povo que o recebeu com alegria e muito carinho. O mesmo retribuiu gravando uma mensagem divulgada horas depois nas redes sociais, sobre  a importância da data dentro da fé crista, e parabenizando  a população catuense pela bonita festa realizada todos os anos no bairro. (veja: https://www.facebook.com/drandremarques/videos/594625034442483/   )

Para o prefeito Geranilson Requião a avaliação é “positivíssima”: “Eu que fui  todos os dias e conversei com o povo do Barão e populares que visitaram o bairro, saí de lá felicíssimo. De tantas Festas de Reis que nós já realizamos, a de 2020 vai ficar marcada no coração de todo o público”, disse o prefeito Gera Requião. “As escolhas dos artistas foram aprovadas pela população, e todo mundo que foi lá pôde curtir. Foi uma festa belíssima, sem violência, onde as famílias participaram e brincaram em paz, sem ocorrências significativas”, acrescentou.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com