Vacinas contra HPV seguem sendo aplicadas no município de Catu

Público alvo são meninas e meninos de 09 a 14 anos. Vacinação acontece nas UBSs.

A Prefeitura Municipal de Catu, através da Secretaria de Saúde, segue vacinando meninas e meninos contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), nas Unidades de Saúde, das 08h às 12h e das 13h às 16h. 

O HPV é um vírus altamente transmissível que infecta a pele ou as mucosas (oral, vaginal e anal), através do contato sexual, com ou sem penetração.

A transmissão também pode ocorrer da mãe para filho no momento do parto.

Este vírus é responsável principalmente pelo câncer de colo de útero, além do câncer de vulva e vagina. Nos homens há um risco maior de aparecimento de tumores de ânus e orofaringe, além de verrugas genitais, ao serem contaminados. 

A vacina contra o HPV quadrivalente protege contra os quatro tipos mais comuns de HPV. São eles: HPV 6 e 11, que causam o surgimento de verrugas vaginais e anais; e HPV 16 e 18, de alto risco, que ocasionam o câncer do colo de útero.

O público alvo da vacinação são meninas e meninos de 09 a 14 anos.

Além disso, homens de 9 a 26 anos com HIV/Aids e transplantados também devem tomar a vacina. Mulheres com de 9 a 45 anos com HIV/AIDS, transplantadas e com câncer também devem ser vacinadas com 3 doses da vacina.

O uso do preservativo (camisinha) masculino ou feminino nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV, além da  realização do exame preventivo.

Fonte: PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *