Vacinação contra covid-19 teve início nesta terça-feira (19) em Mata de São João

Idosos com mais de 75 anos e profissionais de saúde serão imunizados nesta primeira fase. Segunda dose será aplicada após 14 dias.

A primeira dose da imunização contra a covid-19 em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, aconteceu m nesta terça-feira (19).

Aloísio no centro da foto, ao lado da secretaria de saúde que veste preto Tatiana Rebouças.

Aloísio Carvalho, o Seo Curió, de 75 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 em Mata de São João. Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fátima Grande, foi a primeira profissional de saúde imunizada.

Mata de São João só recebeu, hoje (19), apenas cerca de 10% da quantidade de vacina programada pelo Ministério da Saúde. As doses estão sendo distribuídas proporcionalmente nos postos de Saúde da Família, para a população com idade a partir de 75 anos.

Com esta primeira remessa, apenas os profissionais da linha de frente da covid e os que trabalharam hoje no hospital recebem a primeira dose da vacina.

À medida que o restante das doses forem chegando, a Secretaria de Saúde irá cumprir, gradativa e proporcionalmente, o cronograma de vacinação da primeira fase. Tanto na população com idade superior a 75 anos, quanto nos profissionais de saúde.

Sobre a vacinação

Seguindo o cronograma do Plano Nacional de Vacinação, o município inicia a primeira fase com os idosos de mais de 75 anos e com os profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde já definiu os públicos alvos para as próximas três etapas de imunização, porém ainda não especificou o cronograma de datas. Após os idosos com mais de 75 anos e os profissionais de saúde, serão vacinadas as pessoas com idades entre 60 e 74 anos e posteriormente as pessoas com comorbidades.

Na quarta fase, serão imunizados contra a covid-19 os professores, as forças de segurança e salvamento, os funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

“Estamos empenhando nossos esforços para realizar todas as etapas da vacinação com a maior eficácia possível, como temos feitos em outras campanhas de imunização”, explica o prefeito João Gualberto. “No que depender do Município, tenham certeza que faremos a nossa parte muito bem feita”, diz.

Segunda dose

O gestor destaca a importância da segunda dose e assegura que o sistema municipal de saúde trabalha com planejamento para atender às demandas da Sede, do Litoral e da Zona Rural, no menor tempo possível e com uma comunicação eficiente com a população. A segunda dose será aplicada 14 dias após a primeira.

Locais de Vacinação

Na primeira fase, os idosos com idades acima dos 75 anos serão vacinados nas unidades de Saúde da Família, nas quais são cadastrados. Já os profissionais de saúde serão vacinados na Policlínica Municipal, que fica no Centro da Cidade.

A secretária de Saúde do Município Tatiane Rebouças explica que os profissionaisda rede particular terão de apresentar os últimos contracheques , como forma de garantia de que estão na ativa.

Fonte; Ascom Prefeitura Mata de São João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019