Triagem para mutirão de cirurgia continua amanhã
O processo de triagem para os futuros operados no segundo mutirão de cirurgias na cidade de Catu, começou hoje e terá continuidade amanhã, dia 03 de outubro de 2018, a partir das 07h

O Mutirão de Cirurgias foi lançado no ano de 2016 com o intuito de fazer 13 mil cirurgias; em 2016 e 2017 foram atendidas mais de 22 mil pessoas, passando em 417 municípios e realizando mais de 16 mil processos cirúrgicos. Com a equipe formada por três médicos, dezesseis atendentes e um coordenador; além do município de Catu, outras cidades como: São Sebastião Do Passé e Pojuca também já foram beneficiadas.
Pela segunda vez, o mutirão se encontra na cidade de Catu-Ba, distribuindo 250 fichas por dia, assim, a expectativa é que 500 pessoas sejam atendidas ao final dos dois dias. É importante ressaltar, que o processo de triagem foi realizado hoje, dia 2 de outubro de 2018, e será encerrado amanhã, dia 3 de outubro de 2018.

Segundo o coordenador do mutirão de cirurgias, Deleon Francisco, que também esteve à frente na ação anterior em Catu nessa etapa, “o mutirão chegou com mudanças positivas para atender melhor a população; além das cirurgias de vesícula, mioma e hérnia, que ocorreu nos dois anos anteriores, foi adicionada a cirurgia de Tireoide e cirurgias voltadas para o meio pediátrico como: amídalas e adenoide (para crianças de 04 a 13 anos), hérnias umbilical, inguinal e epigástrica (para crianças de 04 a 13 anos) e retirada de bolsa de colostomia (para crianças de 04 a 13 anos)”.Destacou.
Ainda segundo Deleon, mais conhecido como ‘Tito’, “muitas pessoas não tiveram a finalização do processo hoje, porque esqueceram de levar todos os exames e documentação necessária. É importante estar atento a lista necessária para participar da triagem, que continua amanhã (03/10), iniciando às 7h da manhã. Precisa ter em mão: o cartão do SUS, identidade, comprovante de residência, os exames pré-operatórios (hemograma, ureia, creatinina, tp, ttpa, e glicemia em jejum) todos com validades de seis meses, além dos exames de sangue; todas as mulheres que precisam fazer histerectomia, retirada total do útero, terá que comparecer ao local com o exame de preventivo com validade de um ano”. Destacou.

