Show de João Donato no TAMAR comemora 40 milhões de tartarugas salvas

Apresentação será em Praia do Forte próximo dia 14 (sábado), quando o projeto também realiza ações em Aracaju (SE) e Ubatuba (SP)

A fusão rítmica de João Donato, que atravessa mais de meio século de música, deságua no Projeto TAMAR, em Praia do Forte, próximo dia 14 de dezembro (sábado) com uma missão e tanto. A apresentação do pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor brasileiro comemora o marco histórico de 40 milhões de tartarugas, entre filhotes, juvenis e adultas, nascidas e/ou recuperadas no litoral brasileiro, tornando-se aptas a ganhar os mares.

O show integra programação comemorativa que o TAMAR preparou para os dias 13 e 14 de dezembro, envolvendo também as sedes do projeto em Aracaju (SE) e Ubatuba (SP), onde acontecem ações ambientais e apresentações musicais. Ao tempo que João Donato canta na Bahia, Arnaldo Antunes mostra sua música no TAMAR de Ubatuba, e a banda local The Baggios faz apresentação no palco do Oceanário do TAMAR em Aracaju.

Em Praia do Forte, João Donato apresenta show completo com seu inseparável piano, ao lado do trio que o acompanha há décadas: Robertinho Silva (bateria), Luiz Alves (contrabaixo) e Ricardo Pontes (sax/flauta). A banda Tamarear abre a noite, tendo à frente a cantora Taís Nader.  “Esses animais deixaram de ser utilizados para consumo e passaram a ser queridos e admirados, graças à conscientização das pessoas sobre a importância de preservá-los”, destaca Guy Marcovaldi, fundador do projeto TAMAR ao lado de Neca Marcovaldi.

Segundo ele, esse resultado de preservação das cinco espécies de tartarugas está associado à recuperação de importantes áreas de desova. “Algumas praias da Bahia que ainda não tinham sido associadas à preferência das tartarugas olivas, por exemplo, hoje também registram grande aumento do número de ninhos e a expansão do período de reprodução. Nascimento de filhotes que antigamente eram registrados apenas entre quatro e seis meses já são observadas ao longo de todo o ano”, realça.

O trabalho do TAMAR é reconhecido como um divisor de águas na preservação das tartarugas marinhas por ter ampliado o acesso a informações que contribuíram para fortalecer a consciência socioambiental dos moradores de áreas próximas às sedes do projeto, tendo gradativamente contagiado todo o Brasil.  São quatro décadas em que o projeto soma muitas conquistas, contando também com o apoio da sociedade, de diversas instituições parceiras e, de maneira destacada, da Petrobras, que patrocina o projeto desde 1982.

Sobre o TAMAR 

O Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil, coordenado pelo ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do Projeto Tamar-Fundação Pró-Tamar, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O Projeto Tamar trabalha na pesquisa científica, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

As ações do projeto também contribuem para proteger cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O projeto Tamar integra a Rede de Biodiversidade Marinha (Rede Biomar) junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Todos esses projetos patrocinados pela Petrobras atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha no Brasil, integrando pesquisa científica sobre espécies e ambientes a elas associados, relacionamento com comunidades e educação ambiental.

I SERVIÇO I

Projeto TAMAR comemora 40 MILHÕES de tartarugas salvas

Show: João Donato e Trio

Abertura: Banda TAMAREAR com Tais Nader

Data: 14 de dezembro (sábado)

Horário: A partir das 19h – Cardápio de Vídeos do Tamar; A partir das 20h  – Shows

Local: Centro de visitantes do Projeto TAMAR – Praia do Forte – BA

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada)

Vendas: IngressoRapido e bilheteria do TAMAR

Classificação Indicativa: Livre

Fonte: Ascom Mata de São João


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019