Sarau para mulheres matenses atrai centenas de pessoas para a Casa da Cultura da cidade

Brindes, homenagens, reflexão, conscientização e festa, sem esquecer da importância do tema pautado, que trouxe o direito da mulher como a base central da discussão

Com a intenção de homenagear e instruir as mulheres, na tarde da última quinta-feira (28), foi preparada uma programação pela Prefeitura de Mata de São João, por meio da secretaria de Ação Social-Secaso, para as mulheres matenses,  que lotou a Casa da Cultura de Mata de São João, fazendo alusão ao mês da mulher, onde no dia 8 de março comemorou-se o dia internacional da mulher.  


cantora matense Lorena Ferraz

Brindes, homenagens, reflexão, conscientização e festa, sem esquecer da importância do tema pautado, que trouxe o direito da mulher como a base central da discussão.

Teve de tudo um pouco no Sarau da Secaso, com mulheres dominando a maioria das apresentações e abordagem no palco desde a abertura com cantora matense Lorena Ferraz, de música a voz e violão à poema, cordel,  apresentação de forró, samba de roda e o Ballet da Escola Ilma Costa, núcleo Catu,que tem sede em Salvador e núcleo de aprendizagem em Catu.

A  1ºTenente Thays Coelho (Chefe de Sessão de Planejamento Operacional em Mata de São João), contou um pouco da sua experiência discorrendo sobre a atuação da mulher num ambiente majoritariamente composto pelo gênero masculino. Desafios para sua atuação e a importância de ocupar esses ambientes de trabalho.

Já a equipe técnica do Conviver, optou pelo teatro com uma peça para abordar o tema, onde trouxe  a  reflexão de mulheres que vivem em um relacionamento doentio, encorajando as mesmas, a procurarem ajuda e não se submeterem aos abusos de uma relação destrutiva e corrompida pela a violência e o medo. O fechamento foi com música do Parangolé, ‘Abaixa que é Tiro’, que levantou a plateia presente na Casa da Cultura.

Do popular ao Clássico, as apresentações prosseguiram o romantismo entusiasta do casal Estrela D’Alva, que dançaram de rosto coladinho e forrozeou  no palco com muitos passos quase que acrobáticos, impressionando todos que os assistiam. Em seguida foi a vez do samba de roda do CRAS, que colocou o público para sambar no palco, foi a vez do Balé Clássico, da solista Eva Crislane, da Escola de Ballet Ilma Costa (núcleo Catu), que envolveu todos com doçura e perfeição empregada nos passos da sua apresentação, embalada pela canção ‘Rosa’, de Pixiguinha.

Jota Araújo- Cantor e compositor

Para finalizar a tarde de apresentações e homenagens, teve a música do Cantor Jota Araújo, que também saiu de Catu, para abrilhantar o evento com uma homenagem especial  para a música Mulher Sexo Frágil, de Erasmo Carlos, seguido de Juci Cardoso, que impactou à todos na sua palestra, discorrendo sobre a origem do machismo e formas de combate do mesmo nos dias atuais.

Juci é formada em História pela Universidade Estadual da Bahia, atual Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Alagoinhas e ativista pelos direitos das mulheres, e trouxe uma palestra reflexiva, que impactou com base em dados reais, para chamar atenção sobre a importância da Lei Maria da Penha.

Ao final teve entrega de brindes, lanche e celebração embalada pela música  do, em um pós momento de homenagens, onde houve entrega de brindes para mulheres sorteadas e a música de Anderson Freire e banda.

Secretário de Cultura Ricardo Matense e a Secretária de Ação Social Mariane França

Atualmente 1,6 milhões de mulheres foram espancadas, ou sofrem tentativas de estrangulamento no Brasil; 22 milhões sofreram algum tipo de assédio; 42% das agressões aconteceram dentro de casa; 538 novas denúncias a cada hora; sendo 12 mil agressões por dia e mais 164 estupros. Mais da metade não buscaram ajuda.


Anderson Freire e banda finalizaram o Sarau

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019