Educação

Prefeitura de Catu busca retomada do Prédio do Colégio CNEC antigo Santana para fins educacionais

Na manhã desta terça-feira, 06 de novembro, catuenses foram surpreendidos com um movimento não visto comumente, no prédio da Rede Cenecista do Brasil-CNEC- antigo Colégio Santana, fechado há cerca de 20 anos, ao que pareceu para quem passava, uma reforma e limpeza em massa do prédio, que estava sem manutenção e com aspecto de abandono, gerando algumas reclamações dos moradores do entorno, por insegurança, já que virou local de refúgio de desordeiros e também, pelo receio de doenças devido a sujeira, janelas quebradas e poças d’água, tornando local próprio para desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue, febre amarela urbana e chikungunya, o Aedes aegypti.

Segundo relato da Prefeitura Municipal de Catu, por meio da Secretária de Educação e Cultura Rosa Sales, “o município tentou por meio de tratativas informais a retomada até por uso temporário, para abrigar alunos de escolas em reforma no município, mas como não teve êxito no proposto, precisou acionar em juízo a retomada do prédio para fins de uso educacionais para a comunidade.”

Sec.Rosa Sales

O processo o qual a Secretária de Educação destaca, foi aberto com base no decreto do antigo Prefeito na época em que a instituição educacional foi reconstruida na cidade, após um íncêndio de grande proporção, onde houve intensa consternação da comunidade, que junto com a gestão municipal da época, auxiliou na reconstrução, mas deixando estabelecido que caso o local não fosse utilizado para serviços educacionais à comunidade catuense, este imóvel voltaria a ser de pertencimento do município. Estamos aguardandoo print do processo, que se encontra em mãos da administração da PMC e foi utilizado, como umas das bases da retomada por via judicial.

Ainda segundo Rosa Sales, muitas escolas estão precisando de reparos internos, até para zelar pela segurança dos alunos, já que em muitas não tem circulação de ar devida, janelas suficientes para arejar o ambiente, além da falta de uma saída própria e de acesso fácil em caso de incêncio, além de outras adequações que os prédios educacionais precisam e que, o imóvel do cenecista serviria muito bem para abrigar estes alunos, além de ser um local onde com as devidas manutenções dadas, pode tornar-se novamente uma instituição de referida assistência a educação e formação de gerações futuras.

“Todo processo foi documentado, fotografado e respaldado como manda a lei, mostrando todo abandono do local e risco para comunidade, mediante as queixas dos próprios, inclusive com registro de detenção de desordeiros no citado local, uma comissão foi formada com pessoas habilitadas e com capacitação para avaliar e precipitar às necessidades imediatas a serem atendidas para restabelecimento do pleno funcionamento futuro de uma instutuição de ensino.” Pontuou Rosa.

Comissão credenciada pela educação para coleta dos dados sobre a situação do Prédio Cenecista. Roberto de Brito Pessôa- Engenheiro civil, Luciana Paula Tavares Silva- Arquiteta e Urbanista, José Antônio Ferreira Mendes- Coordenador de Reforma e Construção com mais de 3O anos de experiência. Todos ex-alunos e moradores de Catu-Ba.

Hoje a reportagem da Catu Acontece esteve no local e, presenciamos pessoas que seriam segundo fonte, solicitadas pelos responsáveis a nível Brasil do Cenecista, para fazer limpeza do local e reparos, como pinturas e restabelecimento da rede elétrica até então danificada. Fizemos registros do local, principalmente dos lugares que ainda não tinham sido limpos. Veja mais registros abaixo:

Segundo o Cenecista, representado pela pessoa de Glauco Barbosa, supervisor instituciinal da Região Nordeste, ” ontem mesmo conversamos com o prefeito Pequeno Sales, sinalizamos que estamos nesse momento o interesse do Cenecista de reativar a escola e assim funcionar como antes. Já contratamos hoje 6 pessoas, entre as quais a diretora e secretária, também nesta quarta-feira, 07 de dezembro as matrículas presenciais para o ano letivo 2023 começam acontecer, posteriormente também disponibilizaremos link para inscrição em redes sociais e assim vamos dando continuidade ao processo e a retomada total.” Destacou.

O Cenecista já teve cerca de mais de 2 mil escolas em todo Brasil e alguns prédios estão desativados em diversos municípios, segundo Glauco, a informação precisa de quantos este não soube repassar, mas numa busca rápida no google é possível contatar a veracidade da informação. veja Print de uma das nossas buscas abaixo.

Sobre a históra e legado da instituição, você pode acessar o link a seguir: https://cnec.br/nossa-historia

Veja nota na íntegra da Instituição:

Amanhã está agendado visita técnica de um representante da Secretaria de Educação do Estado onde tudo será apurado e anexado a ação como parecer estadual educacional. Vale ressaltar que o prédio já havia sido colocado a disposição do municiío na gestão anterior, mas logo em janeiro de 2021, foi novamente retomado pelo Cenecista com a abordagem que estariam voltando a funcionar em breve. Veja matéria Catu Acontece a seguir: https://www.catuacontece.com.br/no-predio-do-cnec-agora-sera-o-cente-centro-de-novas-tecnologias-educacionais/

Em nota a prefeitura se posicionou da seguinte forma:

Um imóvel abandonado por vários anos, localizado no Centro, onde abrigou por muitos anos o Colégio CNEC, está se tornando uma referência para usuários de drogas e depredação de um patrimônio que por diversas vezes contribuiu para a educação de nosso Município.

Prédio onde por vários anos Catuenses puderam estudar e cursar, hoje através da lente de nossa equipe registrou com tristeza o abandono de um lugar onde estudante da zona urbana e rurais do município estudaram e que hoje apenas guarda recordações de tempo distante, e que marcou épocas de glória.

A edificação está se deteriorando pelo efeito do tempo e também está sendo invadida. “É comum ver gente pulando lá dentro. Infelizmente, trata-se de um espaço que poderia ser melhor aproveitado”, Afirmou o Prefeito Pequeno Sales.

Desde o encerramento das atividades, o lugar ainda permanece vivo na memória de muitos. Uma história que precisava ser preservada”, afirmou a Secretária de Educação e Cultura, Rosa Sales.

Estaremos acompanhando a questão e atualizando a comunidade catuense de toda questão.

Veja mais sobre o Cenecista:

Video mostra a desativação da escola para votação por falta de condições de receber os municípes para votar:

https://www.facebook.com/watch/?v=777820616766460

***Por Donaire verçosa com Informações do Cenecista e da Secretária de Educação Rosa Sales

Redação