No prédio do CNEC agora será o CENTE, Centro de Novas Tecnologias Educacionais

Por Roberval Silva

A Prefeitura Municipal de Catu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, confirmou no dia 18 de setembro que a partir do ano letivo de 2021 o antigo CNEC, agora CENTE, passará a integrar à Rede Pública Municipal de Educação, objetivando ampliar o acesso a uma educação inovadora, interativa, colaborativa e integrada às tecnologias digitais. 

Prefeito Gera Requião

O Prefeito Geranilson Requião disse que quando soube do encerramento das atividades do CNEC na cidade de Catu, procurou a direção nacional para buscar uma solução: “Ao ser informado sobre o encerramento das atividades da CNEC, iniciei uma série de diálogos com a direção nacional da instituição, na tentativa de reverter a situação. Então, surgiu a possibilidade do município assumir as instalações da unidade escolar, que se tornou realidade na última sexta-feira. Essa é uma conquista maravilhosa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A população pode ter certeza que vamos desenvolver um projeto educacional visando o crescimento e capacitação dos nossos estudantes”, explicou o Prefeito.

Rosilene Oliveira- Sec de educação da cidade de Catu


Para a Secretária de Educação do Município, Rosilene Oliveira, a cidade de Catu só tem a ganhar com a adesão desse novo equipamento educacional: “ A aquisição do Cenecista pela Prefeitura é importante porque é uma escola que tem história na cidade, com isso, estamos preservando a história do Cenecista e também da cidade”, disse Rosilene.


Ainda de acordo com a Secretária, a disponibilização do espaço físico é uma maior oportunidade da oferta de cursos para a população de Catu: “ A criação do CENTE, garantirá o avanço de três grandes desafios da educação: a equidade, com a ampliação do acesso aos recursos digitais de qualidade, personalizando o ensino através da plataforma Escola Viva; a qualidade, disponibilizando recursos interativos que apoiem o professor na construção de novas estratégias pedagógicas; a contemporaneidade, aproximando a educação do universo digital do aluno do séc. XXI. Ciente da tecnologia não como um fim, mas como meio para o protagonismo do aluno para sua aprendizagem, assim como a valorização da interação do professor como desenhista, curador e mediador desse processo, o CENTE acena para a retomada das aulas com um “normal melhor”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019