Organizações internacionais sinalizam intenções de instalar projetos em Mata de São João

A administração municipal de Mata de São João São foi procurada por duas importantes organizações internacionais, que demonstraram interesses em implementar uma fábrica de instrumentos musicais e experiências educacionais e esportivas voltados para crianças e adolescentes. Tratam-se de projetos muito bem sucedidas na Europa, na Guiana Frances e em países africanos, que trarão novas perspectivas para o município.

O ex-goleiro da seleção francesa e do Paris Saint-Germain Bernard Lama e o pianista e representantes da fábrica de piano austríaca Feurich, Paulin Felix, estiveram com o prefeito Marcelo Oliveira na última sexta-feira (22), durante o VI Encontro Internacional Pan-Africano, realizado no centro de Convenções da Praia do Forte.

O músico Paulin Felix demonstrou interesse em montar uma filial da famosa fábrica européia de pianos no município. Ele explicou que a indústria está pesquisando uma local na América do Sul e que ele particularmente tem muito interesse em Mata de São João. O franco guianês já conhecia a Praia do Forte e por isso o interesse no município.

“Mata de São João está no meu coração. O fato de aqui ter um Conservatório de Música para mais de 2,5 mil meninos já é um grande facilitador. É fantástico”, explica Félix. Ele esclarece que com fábrica, chegam também projetos de qualificação, pois será necessário a formação de profissionais especializados, a exemplo de afinadores.

Para o prefeito Marcelo Oliveira, são projetos que vão coroar todo o trabalho realizado na educação do município ao longo desses 16 anos. Ele explanou sobre a gestão e os projetos da educação de Mata de São João e celebrou as possibilidades de parceria.

“Temos avançado a cada ano e investido em ações para tornar o aprendizado mais eficiente. Temos projetos esportivos e culturais dentro das escolas, que têm mudado a vida das nossas crianças”, conta Marcelo Oliveira. O prefeito cita o exemplo de uma consultoria do Instituto Fazer e Acontecer, que capacita profissionais de educação do Município, através de metodologias inovadoras.

Futebol – O Instituto Diambras, gerido por Bernard Lama, é uma academia de futebol com sede em Paris e filiais em outras cidades européias e africanas. Trabalha com jovens de diversos países e, além de formar jogadores e profissionais das diversas áreas de futebol, colabora com formação e a oferta de bolsas em universidades para os jovens.

“O ex-goleiro da seleção Francesa, campeão da Copa do Mundo de 1998, explicou como funciona o Diambras e sobre a importância do esporte para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. “O esporte e a arte são os melhores atrativos para a criança se interessar pelos estudos”, diz.

Lama expôs ao prefeito Marcelo Oliveira o desejo de trazer o Diambars para Mata de São João. De acordo com o ex-atleta, dos jovens que entram em uma academia de futebol na Europa, pouco mais de 1% conseguem tornar-se jogadores profissionais.

Visando esses números, a Diambras trabalha na formação de diversos profissionais do futebol, a exemplo de técnicos, preparadores físicos e árbitros. Lama cita o exemplo de alunos que frequentaram sua academia de futebol e, por não terem habilidade para as áreas do esporte, ganharam bolsa de estudos em universidades, para atuarem em outros ramos profissionais.

Fonte: ASCOM Mata de São João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019