A - Mais Regiões

Oficina do Investe Turismo discute reposicionamento de marketing da Praia do Forte

Mata de São João está entre os 30 municípios brasileiros contemplados por projeto do Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur

Empresários, moradores e representantes da Prefeitura de Mata de São João e de associações locais, participaram na manhã desta quinta-feira (18), de uma oficina para discutir um novo posicionamento de marketing turístico para a Praia do Forte.

A atividade faz parte do Programa Investe Turismo Mata de São João, do Sebrae, do Ministério do Turismo e da Embratur, que tem o objetivo de desenvolver uma série de ações em qualificação, divulgação e gestão do turismo do município.

Em todo o Brasil, apenas 30 cidades foram selecionados como rotas para receberem os investimentos do projeto. Na Bahia são apenas quatro. Além de Mata, Salvador, Porto Seguro e Cairu também foram contemplados. Justamente os únicos destinos do estado que têm classificação A, no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo.

Na oficina de ontem o consultor em Marketing Turístico José Hamilton Sampaio apresentou uma pesquisa feita pelo Sebrae no ano passado, para começar a construção de uma série de ações e conceitos que vão caracterizar a Praia do Forte, enquanto destino turístico.

Pesquisa

O levantamento apresenta uma série de impressões sobre serviços, experiências, motivações, pontos turísticos, perfil dos visitantes, satisfação, entre outros questionamentos.

José Hamilton Sampaio apresentou os resultados da pesquisa, fez a interpretação dos dados e falou sobre experiências e conceitos de marketing turístico. Em seguida formou equipes para discutirem as informações recebidas e criarem sugestão de slogans e frases que representem o novo posicionamento da Praia do Forte para o mercado.

“O objetivo dessa oficina é fazer com que as pessoas que moram, conhecem profundamente e vivem do destino saiam com a certeza do que querem para ele, tendo como base as opiniões dos visitantes pesquisados”, explica Sampaio. “A partir daí, vai ser gerado o breafing(direcionamento) para a agência de publicidade criar logomarca, slogan, peças, conceito e campanhas”, detalha.

Investe Turismo

O Projeto tem como objetivo principal a convergência de ações e de investimentos dos poderes público e privado, para acelerar o desenvolvimento da atividade turística em todo o território nacional. O Investe Turismo aplicará em cada destino selecionado, até maio do ano que vem, R$ 500 mil reais, em diversas ações de qualificação, fomento, divulgação, entre outras.

Fonte: ASCOM Mata de São João