ComportamentoEconomia

O que você deseja é o que você precisa?

O apelo das vitrines das lojas de produtos e serviços tem sido cada vez maior, levando os consumidores a aquisições sem se preocupar se existe  mesmo uma real necessidade  do mesmo

 

Ao fazer uma compra você costuma avaliar se realmente precisa fazer aquisição daquele produto ou serviço? E até mesmo se dispõe de recursos financeiros para desprender naquele momento sem desordenar as finanças?

Diariamente a mídia apresenta diversas oportunidades de compra que fazem o olho do consumidor brilhar. Neste momento surge a importância de possuir um autocontrole e uma inteligência emocional equilibrada, para evitar cair em situações desagradáveis com as finanças pessoais.

 

Como o cidadão vem ganhando cada vez mais poder de compra, se esta situação não for bem analisada, pode vir a provocar um gasto desnecessário, sendo assim, é importante observar alguns fatores antes de se realizar uma compra e passar a mudar a forma de pensar nas aquisições de bens de consumo. Dentre as principais situações deve-se ter cuidado com as seguintes:

 

Promoções

A palavra “promoção” leva o consumidor em muitos casos a comprar algo que nem precisa e só realizar a compra para não perder a oportunidade da suposta promoção. È uma questão de costume, hábito este que precisa ser vigiado e analisado com cautela, pois em alguns casos pode acontecer um arrependimento pela compra concretizada. Verifique se o produto em promoção é necessário para o seu momento, e realize pesquisas em no mínimo 3 estabelecimentos diferentes, para saber se o preço do produto está realmente mais em conta do que o habitual.

Vendas parceladas sem juros

Uma venda parcelada sem juros com o mesmo preço do valor a vista é uma tentativa de forçar o consumidor a adquirir o bem de forma aparentemente mais vantajosa e pagar o valor dos juros embutido no valor  do produto “à vista” apresentado.

No país em que vivemos, onde os bancos trabalham com juros altíssimos, é no mínimo estranha uma operação em vários parcelamentos sem a aplicação deste grande aliado da inflação. Para sair desta armadilha, o mais prudente seria realizar uma compra à vista, (em dinheiro) solicitando descontos, caso não possa fazer desta forma no momento, deve-se juntar o dinheiro para realizar a compra em um período futuro, e assim negociar evitando os juros abusivos.

Desejo de viver em um padrão financeiro acima do real

Em muitas situações o indivíduo busca realizar compras de bens que estão acima do seu padrão financeiro, este é um dos hábitos mais comuns entre os consumistas, pois sentem a necessidade de estar sempre impressionando e mostrando que podem ter, quando na maioria dos casos, estão totalmente endividados.

O mais prudente é buscar viver em um padrão abaixo do que se pode arcar, pois assim sempre sobrarão recursos para demais aquisições ou para aplicações financeiras, possibilitando uma folga monetária, para situações ocasionais.

É comum em boa parcela da população o hábito de gastar um valor “X”, gerando o nível médio de endividamento. Logo após uma promoção no trabalho, passa a ganhar mais, e a gastar “2x” mais a quantia de antes, mantendo o seu nível de endividamento ou até em alguns casos, piorando a situação.

 

Falta de planejamento e controle

O planejamento é um grande aliado das finanças. Quando não existe a preocupação de planejar os gastos o consumidor vive em uma situação totalmente desfavorável, pois o mesmo não tem a devida noção do que pode, nem do que não pode comprar. A vida financeira entra em uma situação completamente descontrolada e a partir das tomadas de decisões mal planejadas, a grande maioria acaba entrando em grandes dívidas, que viram verdadeiras “bolas de neve”. O mais prudente é realizar um controle através de planilhas e anotar todos os gastos diariamente, desta forma passará a saber o seu real poder de compra, não esquecendo de provisionar os gastos futuros de forma ordenada.

Sendo assim, antes de realizar alguma compra faça as seguintes perguntas a si mesmo:

Eu preciso comprar realmente agora?

Qual a urgência?

Eu tenho recursos para realizar esta compra neste momento?

Algo mais em conta satisfaz a minha necessidade?

Dessa forma evitará a compra por impulso e aprenderá a gerir de forma eficaz sua vida financeira.

 

 

 

 

Flávio Falcão

Contato: 71 98778-5510

E-mail: falcao@coachingadvanced.com.br

 

 

Fotos Google

Foto Capa- Estadão

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com