Novo sistema de monitoramento por câmeras da Praia do Forte será inaugurado nesta sexta (1)

O Centro Municipal de Vídeo Monitoramento contará com 30 câmeras full HD e será apresentado junto com o posto avançado do Corpo de Bombeiros

A Praia do Forte recebe amanhã (1), às 16h, o novo Centro Municipal de Vídeo Monitoramento (CMVM) e um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros. Os equipamentos ficam no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e serão apresentados à população em uma cerimônia com as presenças do Prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira, e do Secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa

As instalações do CMVM e do Posto dos Bombeiros no Litoral de Mata de São João se configuram em mais um grande passo do município no sentido de oferecer mais segurança e qualidade de vida para os moradores, turistas e visitantes. O posto avançado dos Bombeiros faz parte do 10º Grupamento de Bombeiros Militares.

Vídeo monitoramento – Além de 30 câmeras de última geração (full HD), o sistema de monitoramento de segurança da Praia do Forte ganha uma moderna central, com três computadores e seis telas de 42 polegadas, que serão operadas 24h todos os dias do ano, por pessoal contratado pela Prefeitura e treinado em observação e prevenção de delitos.

“O projeto visa a aumentar a proteção das pessoas em toda a extensão da vila da Praia do Forte e em comunidades vizinhas”, explica o Prefeito Marcelo Oliveira. “As 30 câmeras estão espalhadas por diversos pontos da Vila e nos darão mais eficiência e precisão na coibição e no combate a comportamentos suspeitos e à criminalidade efetivamente. Nossa ideia é, nos próximos anos, ampliar a cobertura dessas câmaras de vigilância para as comunidades adjacentes, cobrindo todo o litoral de Mata de São João”, destaca o Prefeito de Mata de São João.

O Comandante da 53a. Cia. Independente da Polícia Militar, Major Mauro Araújo, ressalta que com o CMVM ampliam-se as possibilidades de prevenção de delitos e ocorrências policiais“. Nesta primeira etapa da implantação do sistema, toda a Vila da Praia do Forte e parte da localidade do Açuzinho estão monitoradas. As polícias civil e militar terão imagens disponibilizadas 24 horas, dentro do próprio Distrito Integrado de Segurança Pública”, celebra.

“A sociedade ganha muito com esse investimento tecnológico, que facilitará a identificação de pessoas que cometem delito ou que têm mandato de prisão em aberto”, alerta o delegado da Polícia Civil em Praia do Forte, Aldacir Ferreira. De acordo com o delegado, a presença das câmaras também transmite mais segurança para as pessoas e inibe ações criminosas.

Investimento em tecnologia – De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Mata de São João, Hélio Alves Júnior, o investimento na requalificação do sistema de vídeo monitoramento da Praia do Forte foi de aproximadamente R$ 300 mil, além de um custo anual de manutenção na casa dos R$ 500 mil, aí incluído o custo com o pessoal responsável pela operação e monitoramento.

“Foram instalados 10 quilômetros de fibra ótica e muitas dessas câmeras são panorâmicas, do modelo Speed Done. São equipamentos de última geração, que têm excelente resolução de imagem e longo alcance”, detalha Hélio Alves Júnior.

A estratégia para definição dos pontos de posicionamento das câmeras foi debatida entre as polícias Civil, Militar e Municipal e o Conselho de Segurança da Praia do Forte.

Posto dos Bombeiros – Anunciado há três meses pelo prefeito Marcelo Oliveira, o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros já está pronto para ser inaugurado amanhã. A unidade contará com uma viatura tipo caminhão tanque e seis bombeiros militares a postos permanentemente.

“Temos uma área de preservação ambiental, onde a possibilidade de ocorrer focos de incêndio é muito grande. Nesses 15 anos que estamos à frente da administração municipal aqui em Mata de São João já tivemos pelo menos oito episódios, inclusive alguns de grande extensão em área de floresta, que precisaram da presença dos Bombeiros”, explica o prefeito Marcelo Oliveira.

Para o comandante do 10º GBM, Tenente-Coronel Lanusse Araújo, a presença do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na Praia do Forte é de fundamental importância para todo o Litoral Norte da Bahia.

“A sede do 10º GBM, que atende esta região, está em Lauro de Freitas, a cerca de 50 quilômetros. Entendemos que, para enfrentar a questão do tempo resposta, é fundamental que o bombeiro esteja mais descentralizado”, acredita Araújo. “Nesta região temos diversas ocorrências de incêndio de vegetação, sobretudo no verão, além de acidentes nas estradas e outras ocorrências”, salienta o Tenente-Coronel.

Fonte: ASCOM Mata de São João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019