NO DIA DA CULTURA NACIONAL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE CATU RECEBE VERBA DA LEI ALDIR BLANC

Celebrando o dia da Cultura Nacional e o nascimento de Rui Barbosa , Catu recebe o recurso no valor de R$ 411.123,85, do Governo Federal, e verba será destinado a espaços culturais e projetos, selecionados em edital, para estimular a produção e desenvolvimento de atividades artísticas na cidade.

Na manhã desta quinta-feira, 05 de novembro, o Prefeito Geranilson Requião anunciou o recebimento da verba da Lei Aldir Blanc, no valor de R$ 411.123,85, que foi depositada em conta corrente, criada pelo Governo Federal. O recurso será destinado a espaços culturais e projetos, selecionados em edital, para estimular a produção e desenvolvimento de atividades artísticas na cidade.

Em fala, o prefeito Gera explicou: “Nosso município está bem adiantado e organizado. Agora precisamos aguardar a inserção da Lei na LOA do município, que sairá em decreto no Diário Oficial, para que a verba seja liberada para aqueles que se inscreveram no Cadastro Cultural e foram selecionados. Estamos divulgando todos os passos da Lei Aldir Blanc em Catu”.

Estiveram presentes na reunião a Secretária de Educação e Cultura, Rosilene Oliveira, a Diretora de Cultura, Anne Pinto, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Cleydson Guerra, a representante do Conselho Municipal de Cultura, Mariluce da Silva, João Júnior, representante do gabinete da Prefeitura, Marivete Araújo, representante do Departamento de Cultura, Aidê Simões, representante da Secretaria de Educação e Cultura e Vladson Cruz, representante do departamento jurídico.

Sobre o dia Nacional da Cultura

O dia 5 de novembro foi escolhido para comemorarmos a cultura brasileira. A data também foi escolhida por um motivo muito especial, a comemoração do nascimento de Rui Barbosa (5 de novembro de 1849). Essa homenagem foi feita, uma vez que ele foi um dos nomes mais influentes na história do Brasil república, seja na questão política ou cultural.

O Brasil é considerado o 5º maior país do mundo em extensão territorial, e possui em sua história uma grande variedade de contribuições étnicas. Essa variedade tornou a nação com uma extrema riqueza cultural.

Algumas curiosidades sobre a data:

  • A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela lei nº 5579.
  • Existe uma condecoração chamada OMC (Ordem de Mérito Cultural) para premiar grupos artísticos, iniciativas ou instituições em reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.
  • O OMC existe desde 1995, e já condecorou mais de 500 personalidades com a participação do Ministério da Cultura.

Agora algumas curiosidades sobre a cultura brasileira:

  • Na cultura brasileira encontramos predominantemente a contribuição dos seguintes povos: os indígenas, os africanos, os italianos, os portugueses e os alemães.
  • Outros povos, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses também contribuíram para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.
  • A música, a culinária, a literatura, o folclore e o artesanato são as características principais da cultura brasileira.
  • Cada região do Brasil, mesmo pertencendo ao mesmo território, possui suas características culturais, mostrando assim, a interligação da cultura com os povos que participaram da colonização do nosso país.
  • Uma boa maneira de saber mais e conhecer cada detalhe da cultura brasileira é visitar os museus, que com suas particularidades, nos envolvem no contexto cultural e nos fazem ter mais orgulho de ser brasileiro. (Fonte: CPB Educacional)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019