Mutirão do preventivo começou hoje com diversas atividades

Começou hoje em Catu o mutirão do preventivo com diversas orientações de saúde e atividades lúdicas. A ação pretende diminuir os altos índices de infecções no colo do útero e prevenir um dos tipos de câncer que mais mata entre as mulheres.

 

O mutirão do preventivo começou hoje com orientações de saúde e diversas atividades lúdicas. A secretária de saúde juntamente com a prefeitura municipal de Catu pretende diminuir o alto índice de infecções, e prevenir o avanço do câncer do colo do útero, que está entre os que mais incidem entre as mulheres no país. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o de colo  do útero, está  em quarto lugar com (7,9%), perdendo para o de mama (25%), intestino (9,2%) e pulmão (8,7%).

Na abertura dos trabalhos na unidade de saúde do Planalto 2, houve palestras abordando temas como DST, Câncer de Mama e Útero e Câncer de boca. Na Baixa de Cinzas, a equipe do Bela Flor, realizou vacinação, atendimento médico, incentivo à leitura, em parceria com grupo Conviver Bem, que trouxeram uma encenação teatral. O mutirão pretende realizar o maior número de atendimento possíveis entre junho e julho.

As coletas do material para exame preventivo acontecerão nas unidades de saúde da família, no período determinado para cada localidade conforme a tabela anexada aqui na matéria, correspondente aos períodos de 01 à 13 de julho e também no Ambulatório Municipal, no período de 17 à 21 de julho.

 

 

Existem alguns cuidados que devem ser tomados para fazer a coleta do material para exame:

– Não ter relação sexual por dois dias antes da coleta;
– Não usar pomada ginecológica;
– Está fora do período menstrual;
– Não fazer a ducha interna quando for tomar banho;
– Esvaziar bem a bexiga.

Os documentos necessários para levar aos postos de atendimento são Cartão SUS e documento de identificação como o RG ou CPF. Para quem não possuir Cartão SUS, orienta-se comparecer à Secretaria Municipal de Saúde com comprovante de residência ou declaração do PSF além de portar o RG ou CPF, para adquirir o Cartão.

O secretário de saúde de Catu Marcus Torres pontua que “ casos como os de gonorreia, sífilis e condiloma podem ser percebidos durante o preventivo. Nessas situações a recomendação na maioria das vezes é tratar primeiro e depois fazer coleta, para não mascarar o que procuramos que são células suspeitas causadoras da neoplastia (câncer do colo do útero).”

Segundo o secretário de saúde, a iniciativa vem com objetivo de combater os altos índices de infecções vaginais, detectadas pelos profissionais de saúde.

Marcus Torres fez questão de salientar: “ o trabalho não acaba na coleta. Para as infecções detectadas é oferecido tratamento tanto para mulher como para o parceiro. E nos casos de suspeita de câncer úterino (neoplastia) ou confirmação, em que a paciente não comparece para pegar o exame, há uma busca ativa pela diagnosticada, e quando não encontramos encaminhamos para o ginecologista do município. ”

“Compreendo que a mudança na realidade de saúde vem através de investimentos básicos. Não requer muito recursos financeiros, mais o resultado é extremamente satisfatório e eficaz para uma melhor qualidade de vida da população,” pontuou Marcus Torres.

 

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Um comentário em “Mutirão do preventivo começou hoje com diversas atividades

  • 3 de junho de 2017 em 06:48
    Permalink

    E com grande satisfação que agradecemos a nossa participação parabéns CATU!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019