Cultura

Mês da Consciência Negra terá o artista plástico Ed.Ribeiro numa live especial na Catu Acontece

O artista plástico catuense Ed.Ribeiro, que é conhecido internacionalmente pelo seu trabalho de pintura em quadros com técnica única, e é chamado de pintor dos orixás, recebeu recentemente um troféu de honra ao mérito, “Concha de Prata”, oferecido pelo considerado Oscar da Cultura Negra,Troféu Abebé de Prata Mãe Dada. A premiação aconteceu em Recife-Pe, no último dia 27 de outubro 2022. no teatro Luiz Mendonça, na Boa Viagem. Veja matéria:

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/bom-dia-pe/video/trofeu-abebe-de-prata-mae-dada-teve-noite-de-homenagens-no-recife-11068574.ghtml

Ed Ribeiro foi homenageado junto com a diretora da TV Globo Jo Mazzarolo, e, a mesma homenagem já foi concedida para personalidades artísticas como o cantor Carlinhos Brown.

“Essa premiação acontece todo ano, mas por conta da pandemia do coronavírus, ficou cerca de 3 anos sem ocorrer. Eu já recebi o troféu 3 vezes consecutivas, e dessa vez foi a vez da Concha.” Destacou Ed.Ribeiro.

O pintor Ed.Ribeiro é natural de Catu, tem um ateliê no povoado de Pedras, mas vive viajando o mundo levando sua arte para diversos países. Ele conhecido por uma técnica única que pinta seus quadros, e por fazer apologia a religião de matriz africana, pintando os orixás, que são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs.

Segundo a jornalista Donaire Lago Verçosa, diretora da Catu Acontece, ” não há melhor pessoa para abrir a temática do Mês da Consciência Negra, com uma live informativa e descontraída que Ed.Ribeiro. justamente pela sua arte, pela sua representatividade artística, religiosa e racial, mas principalmente pelo tema que ele pinta: os Orixás. E aí conseguimos abordar alguns viés importantes: respeito racial, às religiões de matrizes africanas, os costumes e crenças afrodescendentes. Alem de falarmos sobre o lugar do negro na sociedade, qpós anos de abolição da escravatura. ” Destaca Donaire.

Ainda segundo a jornalista,” Ed superou um AVC, teve ampla recuperação, voltando para o cenário artístico logo em seguida ampliando o reconhecimento da sua arte na comunidade cultural em todo país e, porque não dizer, no mundo. Veja mais sobre Ed Ribeiro no link a seguir:

Então na próxima quinta-feira, 03 de novembro, às 20h, no Instagram da Revista Catu Acontece, vai ter um bate-papo especial sobre o lugar que o negro ocupa hoje na sociedade, suas vitórias, lutas e um pouco da história do Pintor dos Orixás Ed.Ribeiro e sua representatividade artística na Bahia, no Brasil e no mundo, com Donaire Verçosa.

Veja mais sobre Ed.Ribeiro:

***Por Donaire Verçosa com informações do diário de Pernambuco.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com