Notícia

Marinha do Brasil alerta para efeitos de ciclone subtropical no sul da Bahia

A nebulosidade e chuva que atingirão a capital baiana e região são decorrentes do transporte de umidade oriunda do Oceano Atlântico, e o mau tempo pode chegar à Catu causando transtornos nas vias onde passam transeuntes e veículos

Foto do Farol da Barra / Salvador-Ba

A Marinha do Brasil, em nota à imprensa nesta terça-feira (21), informou a previsão de formação de um ciclone “com possíveis características subtropicais” a partir da manhã da próxima quinta (23), entre o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, em alto-mar, gerando efeitos também em toda a costa entre Santa Catarina e o sul da Bahia.

Segundo o comunicado, o ciclone deverá afetar as condições do mar e de tempo no sul da Bahia, entre os próximos dias 23 e 25. São previstos ventos de até 87 km/h ao sul do município de Caravelas. Entre Caravelas e Ilhéus, a Marinha do Brasil prevê ventos com intensidade de até 61 km/h. As ondas nessas localidades podem alcançar de três a quatro metros de altura.

“A formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26°C e 27°C”, explica a Marinha.

Caso o fenômeno alcance ou supere 63 km/h, o ciclone classificado como tempestade subtropical, nomeada “Kurumí”, que significa “menino” em tupi-guarani.

CODESAL EM ALERTA

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta nesta terça-feira (21/1) para a possibilidade deslizamentos de terra e alagamentos nos próximos dias. Segundo o órgão, a previsão é de céu nublado com chuvas por vezes moderadas acompanhadas de trovoadas na quarta-feira e quinta (22/1) e (23/1).

Print da imagem do site do Instituto de Nacional de Meteorologia -INMET
http://www.inmet.gov.br/portal/

A nebulosidade e chuva que atingirão a capital baiana e região são decorrentes do transporte de umidade oriunda do Oceano Atlântico. A Codesal fará de plantão de 24 horas. Em caso de emergências, o órgão pode ser acionado por meio do número 199.

CATU:

O mau tempo ainda pode atingir  a cidade catuense, causando transtornos como alagamentos nas vias da cidade,  por isso  em caso de emergências, a Defesa Civil de Catu pode ser acionada  por meio do número (71) 3641-8240, e também os Bombeiros pela ligação ao 193.

Fonte: Correio/ Codesal/ Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET)

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com