Cultura

Lavagem do Bonfim teve presença marcante de catuenses

Uma caravana saiu na manhã dessa quinta-feira(11) e marcou presença na Lavagem do Bonfim

Agradecer muito mais que pedi. Foi com esse sentimento que cerca de 100 pessoas saíram às 7h da manhã de quinta-feira(11), acompanhados pela fanfarra Furiosa, que fez uma animação extra durante o cortejo da lavagem, que teve início Igreja da Conceição e oito quilômetros seguintes uma multidão se encontrava na maior festa religiosa da Bahia, a Lavagem do Bonfim.

 

A caravana dos 150 anos composta por populares e autoridades municipais, acompanhou a procissão a partir da localidade de Água de Meninos, e caminharam em agradecimento e fortalecimento da fé, para vencer obstáculos e desafios do dia a dia.

  O artista plástico conhecido internacionalmente Ed Ribeiro, foi um dos que  foram expressar sua fé e gratidão. “ Ir a Colina Sagrada agradecer ao meu Senhor do Bonfim pela quase totalidade de recuperação do AVC que sofri, além de celebrar os 150 anos da minha amada cidade, que tem revelado talentos no esporte e na arte para o Brasil e fora dele.”

Ed Ribeiro ressaltou que está muito feliz com o trabalho que o executivo da cidade tem feito e se sente muito orgulhoso por morar em um lugar que considera iluminado e pleno, como a cidade de Catu-Ba.

 

 

O  prefeito Geranilson Requião, vice-prefeito André Marques estiveram presentes junto com deputados, vereadores e o governador do estado da Bahia, Rui Costa e  sua comitiva.

O prefeito falou da alegria por estar ali rumo a Colina Sagrada pelo quinto ano consecutivo que sai em caravana e também de administração da cidade catuense. “Com certeza tenho muito mais que agradecer do que pedir. Feliz por mais um ano em caravana e agradeço ao Senhor do Bonfim pela saúde, pelo livramento no acidente de minha filha Mariana, pela minha família de forma geral, e só peço mesmo força para continuar lutando pelo povo de Catu e buscando fazer o melhor para a cidade. ”

Tradição há mais de dois séculos, a lavagem do Bonfim acontece toda segunda quinta-feira do mês de janeiro, e já se consolidou como uma das maiores manifestações religiosas da Bahia, que tem sua parte sacra, que começa às 10h da manhã, em frente a Igreja da Conceição da Praia e segue 8 km em direção a Basílica do Senhor do Bonfim.

O cortejo é comandado por baianas com vasos cheios de água de cheiro, em trajes típicos do candomblé (turbantes, saia engomadas, braceletes, colheres e torço na cabeça), religião de matriz africana, que tem junto com os filhos de Gandhi (bloco presente em grandes manifestações populares, como carnaval), todos vestidos de branco, consideram Olxalá, deus Yoruba, Senhor do Bonfim no sincretismo religioso.

Esse ano o tempo nublado ajudou a amenizar o desgaste físico da caminhada, que normalmente é feita por baianos e turistas, debaixo de um sol escaldante.

 

 

Fotografia: Tiago Lima

Arquivo Pessoal Ed Ribeiro e Vereadora Denize da Paróquia

Portal G1

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com