PSICOLOGIAS E COMPORTAMENTOS

Janeiro Branco: precisamos falar sobre a saúde mental

A importância da Saúde Mental e emocional é tão vital quanto a corporal para bem-estar, qualidade de vida e longevidade

Nesse mês a sociedade vivencia o janeiro Branco, campanha de prevenção à saúde mental e emocional. Todos os membros da sociedade têm a responsabilidade de promover e a pensar sobre o próprio bem-estar emocional e mental. Algo que não é exclusividade dos profissionais de saúde.

A expressão Janeiro Branco,  recorda a folha em branco que se utiliza para escrever sobre diversos assuntos, inclusive os projetos para o ano que está iniciando. Considerando que os problemas fazem parte da vida humana, um preparo emocional ajuda a enfrentar os problemas que surgirem. É uma ilusão eliminar ou viver como se eles não existissem.

Problemas devem ser encarados como desafios, eles existem para serem combatidos, porque cada um pode ensinar e mostrar um sentido para a vida. Apenas a  formação intelectual não é o suficiente para se ter uma vida  saudável, um preparo emociona é indispensável.

Nesse ano o mundo terá olimpíadas e cada atleta que vai participar teve um treinamento desde a infância, estudantes se preparam para o ENEM uma desde o ensino fundamental, mas que é reforçado durante o ano do exame.  Se não houver uma preparo emocional, o alvo almejado não será alcançado.

Desafios

Separação, a morte de uma pessoa querida, desemprego, falta de reconhecimento no ambiente de trabalho, desentendimentos familiares, descoberta de uma doença, violência, busca do primeiro emprego, são alguns dos diversos problemas, ou desafios melhor dizendo, que fazem parte da vida. Tirá-los da vida é impossível, mas aprender a conviver com eles dependerá de como estão os pensamentos e as emoções, por isso Gerenciar os pensamentos é essencial.

Exemplos de pensamentos que podem gerar prejuízos emocionais e comportamentais; se ele ou ela pedir separação não ficará com mais ninguém,  meu ente querido morreu não conseguirei viver sem ele, não sou valorizado no trabalho, meu pai e minha mãe não me amam, sou incapaz, por isso não consigo emprego, estou doente tudo está perdido, fui assaltado não passarei mais por aquele bairro.   Pensamentos  como esses, devem ser confrontados porque pode ser que não correspondam com a realidade. Eles podem gerar tristeza, desânimo e falta de esperança.

Cuidar das emoções é necessário para se ter qualidade de vida, portanto,  prevenir  é fundamental, e se for preciso procurar um profissional especializado em saúde mental, como psicólogo, psiquiatra, não sendo isso  motivo de vergonha para ninguém. Quando se tem uma dor na coluna procura-se um ortopedista, se há uma dor de dente se vai ao dentista e assim por diante. Não precisa ter vergonha de cuidar da saúde mental e emocional, a ajuda profissional  é justamente para que se  supere os problemas e o controle sob sua própria vida venha ser assumido por você com segurança e plenitude. Lembre-se cuidando de si se, você cuida dos outros.

 Para saber mais sobre o janeiro branco no link abaixo:

Pedro Jorge Pereira Mota Queiroz
psicólogo
CRP-03/14976

Local de atendimento: Espaço Sentir ao lado da Osaf-Catu-BA
Tel: 71-99920-1115

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com