INSS: 90 serviços serão feitos pela internet ou telefone a partir de hoje

Alguns serviços continuarão sendo feitos nas agências, como perícia médica, prova de vida, avaliação social, entre outros que exijam a presença do segurado

Ir a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será cada vez mais raro. A partir desta quarta-feira (10) o órgão conclui o processo de digitalização dos seus serviços. Agora, marcação de perícias para prolongamento de benefícios, marcação de perícia domiciliar e solicitação de auxílio acidente serão incluídos na lista de atendimentos feitos digitalmente pelo aplicativo ou central telefônica do órgão. Ao todo, 90 serviços do INSS passam a ser realizados de forma não presencial e apenas seis continuarão a ser prestados pessoalmente nas agências.

Segundo o INSS, o processo de digitalização dos serviços começou em 2017, quando os processos dos chamados serviços de reconhecimento inicial de direitos, como pedidos de  pensão, aposentadorias e salário maternidade, funcionavam em duas modalidades. Na época, era possível fazer o pedido pelo aplicativo e telefone ou agendar um atendimento presencial na agência. Em uma segunda fase, esses processos deixaram de ter atendimento presencial e os de manutenção de benefícios também passaram a ser prestados pelo meio digital. 

Com a adição realizada a partir desta quarta de mais 11 serviços, ficarão no atendimento presencial apenas a realização de perícias médicas, prova de vida – quando o segurado não conseguir realizar no banco -, vista ou carga de processos, geração de senha para o atendimento online e orientações em geral. 

Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), as agências do órgão realizam diariamente uma média de 3,4 mil atendimentos. A ideia é diminuir os atendimentos realizados pessoalmente para acelerar os processos de concessão de benefícios.

“As dúvidas, e os casos em que o segurado realmente não tem nenhum acesso à internet e telefone, a gente tem a obrigatoriedade de atender nas agências”, explica Liliam Aragão, chefe do serviço de atendimento da gerência Salvador do INSS. 

“Agora, a gente vai poder alocar essa mão de obra que fazia esses atendimentos por agendamento, para a análise e concessão do reconhecimento inicial de direitos. O grande problema do INSS é justamente a demora da fila virtual, a demora em dar uma resposta ao segurado. Todas essas mudanças estão visando isso, tudo que o segurado puder fazer à distância, faz com que a gente consiga alocar a mão de obra para analisar o reconhecimento inicial de direito”, acrescenta Liliam.

Segundo a servidora, que coordena os atendimentos em Salvador e na RMS, o tempo médio de espera na fila virtual do órgão tem sido de 180 dias. A ideia é, até o final do ano, reduzir esse prazo para 100 dias. O serviço mais procurado pelos soteropolitanos é, segundo ela, a entrada para a aposentadoria por tempo de serviço.

Confira alguns serviços que podem ser realizados pelos canais eletrônicos

1. Aposentadoria por idade

2. Aposentadoria por tempo de contribuição

3. Pensão por Morte rural e urbana

4. BPC/Loas

5. Certidão de Tempo de Contribuição

6. Atualização de dados cadastrais do beneficiário

7. Seguro Defeso do Pescador Artesanal

8. Salário maternidade

9. Carta de Concessão de Benefício

10. Agendamento de Perícia Médica

11. Extrato de Imposto de renda

12. Cálculo de contribuições em atraso

13. Acordos Internacionais

14. Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício

15. Revisão

16. Recurso

17. Cópia de processo

18. Resultado de perícia médica

19. Bloqueio do benefício para empréstimo consignado

20. Acordos Internacionais

Como acessar o Meu INSS

A Central de Serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.

Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter pelo menos nove caracteres com pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.

Para acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso pelo Meu INSS, basta ir em “Agendamentos/Requerimentos”, escolher o requerimento ou clicar em ‘novo requerimento’, atualizar os dados caso seja pedido e, logo em seguida, escolher a opção “Recurso e Revisão” ou “Processos e Documentos”, se o que se busca é uma cópia de processo.

Fonte: Correios 24 horas



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