EducaçãoPolítica

Inauguração da Biblioteca e do Marco Zero em Catu marca momento histórico na cidade


A Prefeitura de Catu, em parceria com a Ferbasa, entregou a população catuense na noite de sexta-feira(22) mais uma obra em benefício da comunidade. A biblioteca pública totalmente equipada juntamente com o Marco Zero

O final da tarde da sexta-feira (22) foi marcada com uma festa que entra para história cidade de Catu: a inauguração de duas obras no Centro Histórico da cidade.  A biblioteca e o marco zero foram uma das obras que o prefeito da cidade Geranilson Dantas Requião entregou para a cidade.

Prefeito Geranilson Requião no espaço multimídia

O evento foi aberto com o coral municipal de Catu, que cantou o hino da cidade, em seguida uma das 11 fanfarras do município a FAMEJ, abrilhantou o momento com sua apresentação. As autoridades da cidade marcaram presença no evento, vereadores, secretários e o Deputado Nelson Pelegrino (PT) e Maria Del Carmem (PT), fizeram seus agradecimentos ao Prefeito Geranilson, pelo trabalho realizado.

A secretaria de educação Ana Teixeira, enfatizou seus parceria da Ferbasa, com a Prefeitura da cidade, que realizou as obras que foram concluídas no seu tempo esperado.

Oseias Fiau- Diretor Industrial da Ferbasa parceira da Prefeitura

O prédio que foi restaurado é a biblioteca municipal, onde era um colégio que pertencia ao estado; o município de Catu, juntamente com o governo do estado conseguiu o imóvel; o prédio foi restaurado, conforme foi construído em 1927, foi transformado em uma biblioteca, com laboratório de matemática, sala de exposição e sala de multimídia, o espaço é composto de livros para adultos, possuindo também sala infantil.

No seu discurso a secretaria de Educação ressaltou: “é um espaço voltado para cultura e educação, temos uma biblioteca com espaço interativo, com espaço de multimídia, pretendemos que a comunidade se aproprie, que valorize e preserve, pois é um dos imóveis mais interessantes e históricos da cidade de Catu”. Destacou Ana em sua fala como um apelo para que a comunidade seja parceira no sentido de fiscalizar a preservação do local, que é de todos.

O prefeito Geranilson Requião, agradeceu: “é a satisfação e o orgulho, está inaugurando um espaço como a biblioteca municipal, que  não vai servir não só para rede, mas para todos os alunos, adultos e jovens, que queiram fazer pesquisas aqui no nosso município. Combinando com isso, estamos entregando o anexo, o ‘Marco Zero’, onde os nossos artistas poderão desenvolver as atividades culturais, terão um espaço permanente para que eles possam mostrar a sua arte para todos”. Pontuou.

Ainda em seu discurso, o Prefeito Geranilson Requião, esclareceu uma dúvida da população sobre o ponto de ônibus que foi retirado e colocado atrás da igreja católica. “O ponto de ônibus, não poderia ficar no lugar que estava primeiro, porque estaria na frente do Marco Zero, o nível visual não estava agradável Em segundo lugar, a população terá mais conforto, pois o ponto de ônibus ficou bem maior, os ônibus pararão com mais segurança, pois temos a segunda via alternativa e que no futuro transformaremos onde estava o ponto de ônibus em um calçadão, onde não passará mais carros, estamos tomando essas decisões antecipadamente para oferecer uma maior qualidade de locomoção para todos os catuenses”. Destacou.

O bibliotecário Ricardo estará auxiliando na biblioteca, atualmente locado no Departamento de Cultura desde agosto de 2017.  “Temos agora um prédio com uma estética interessante, com um acervo rico do que a gente já tinha, livros novos foram adicionados e anexados, acesso das pessoas aos computadores, para pesquisas ou para outras atividades como redes sócias. Tudo isso é um direito do cidadão e a biblioteca municipal está aqui para garantir o acesso à informação e ao conhecimento para as pessoas que precisam, inclusive os que nem sempre tem acesso à internet ou um acompanhamento interessante para se desenvolver, ao qual chamamos de emancipação do indivíduo, através do conhecimento de aquisição que vai permitir que o mesmo em um dia entre em uma universidade e traga sua contribuição para o Brasil”. Ressaltou.

Primeira-dama Josenita o e Prefeito Geranilson Requião

A primeira-dama da cidade de Catu, Josenita Araújo Requião, que na noite anterior estava junto com equipe de obras cuidando do espaço para a inauguração, enfatizou: “É um momento mágico pra mim. Muito agradecida a Deus por permitir fazer parte dessa história do  município que eu nasci e poder dar minha parcela para contribuir, para que assim tenhamos um povo feliz com a auto estima em alta e muito amor. Nos cento e cinquenta anos trabalhamos várias ideias, para chegarmos a conclusão de como presentear o nosso município, num consenso dentro da realidade. Todos sabemos que o Brasil passa por uma crise econômica muito forte, mas procuramos dar ao povo catuense o melhor, o mais bonito e que seja para o uso de todos e que saibam usar, cuidar, porque foi feito com muito carinho, muito amor, para que as pessoas tenham consciência, pois o que é público é de todos e temos o dever de cuidar por amor a cidade”. Pontuou.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com