Feira da Agricultura Familiar de Mata de São João promete movimentar a cidade

Na segunda edição da AGRIFAM, Feira da Agricultura Familiar, com iniciativa da Prefeitura Municipal, integra diversas secretarias do município com ofertas de múltiplos serviços, e exposição dos produtos de agricultores familiares, artesãos, parceiros e pequenos produtores, a fim de consolidar esse importante setor da sociedade

Mata de São João receberá nos dias 23 e 24 de março, a segunda edição da AGRIFAM – Feira da Agricultura Familiar. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da SEAGRI – Secretaria de Agricultura e Pesca e será realizado na Estação da Alegria, onde serão expostos produtos de agricultores familiares, artesãos, parceiros e pequenos produtores, a fim de consolidar esse importante setor da sociedade.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca, Cristiano Magalhães, a AGRIFAM pretende fomentar a participação de produtores que trabalham sob regime familiar, ampliando a presença de agentes econômicos no processo de desenvolvimento rural. “Pelo segundo ano, a Feira vai estimular o intercâmbio de novas tecnologias entre instituições públicas e empresas do setor privado”, pontuou.

Expandir conhecimentos e ofertar oportunidades aos agricultores familiares de Mata de São João são alguns dos objetivos da AGRIFAM, e para isso, o evento vai contar com a presença do SEBRAE. Outro ponto importante será a presença do Setaf – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, que vai tirar e atualizar DAP´S – declaração de aptidão ao Pronaf dos agricultores.

Os visitantes vão ter experiências com diversas exposições, como a do Projeto de Aquaponia: sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água); Exposição e venda de pequenos animais; Oficinas de artesanato, Cursos ministrados pelo SEBRAE; Artesanato comunitário, entre outras.

O momento será oportuno para a entrega do Kit Salvação da Lavoura, projeto já consolidado no Município. O Kit é composto de sementes e equipamentos que auxiliam e facilitam diretamente mais de 850 famílias agricultoras. Para o Prefeito Marcelo Oliveira, o espaço será importante para fortalecer a economia produtiva, “a AGRIFAM será fundamental para o desenvolvimento econômico e para a geração de renda dos pequenos produtores, além de ser uma oportunidade de crescimento para eles”.

Os presentes também poderão aferir a pressão arterial e medir a glicemia com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A Feira contará ainda com apresentações culturais, e diversas outras atividades para marcar esse novo momento da agricultura familiar em Mata de São João.

Confira a programação completa da AGRIFAM:

Expositores participantes:

1.Aves e Pequenos Animais
2.Rosas do Deserto
3.Artesanato Majú
4.SEBRAE
5.ADAB
6.Oficina de Turbante e Artesanato
7.Secretaria de Teolandia – Doces, cocadas, chips e biscoito
8.Instituto da Mata
9.Projeto de Aquoponia
10.IFBAIANO – campus Catu
11.Bahia Pesca
12.Comércio agropecuário
13.Artesanato comunitário

Espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar matense: 

Nesse local teremos 12 barracas comercializando todos os produtos produzidos em nossa zona rural, onde cada uma será representada com  o nome de uma comunidade.

 APRESENTAÇÕES CULTURAIS:

  • Grupo de capoeira ZABIACONGO
  • Apresentação Afrocultural
  • 02 cantores das comunidades rurais
  • Filarmônica
  • BOIS ADESTRADOS DA BAHIA

 Serviços ofertados durante a feira:

  • Projeto Salvação da Lavoura – Entrega de cerca de 850 kits
  • Entrega do kit coletivo às instituições da zona rural: 25 computadores com impressora
  • 06 CURSOS DE CAPACITAÇÕES ministrados pelo SEBRAE
  • SESAU – Aferição de pressão,Glicemia, Fluor, Vacinas humanas, vacinas de cães e gatos
  • SECASO – Atualização de cadastros e regularização social
  • SDR/SETAF/CDA – Entrega, emissão e atualização de DAPS
  • Bois Adestrados da Bahia – Apresentação, passeio e exposição fotográfica de forma gratuita para os presentes.
  • SEBRAE – Entrega de certificados do PROJETO CAPACITAR
  • Entrega de títulos de terra pelo CDA
  • Oficina de Turbante para as mulheres
  • Parque infantil com escorregadeira e pula-pula.

Fonte: Ascom Prefeitura de Mata de São João

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019