PSICOLOGIAS E COMPORTAMENTOS

Ex-BBB conta que tentou suicídio após o fim programa: ‘Quase ninguém sabe’

A trancista conta que foi vítima de ataques ao sair do reality.

A ex-participante da última edição do BBB, Leidy Elin, desabafou em suas redes sociais nesta segunda-feira (2/9), relatando que não poderia fazer um vídeo sobre a campanha do Setembro Amarelo, devido ao diagnóstico de depressão que recebeu após o fim da atração. “Eu tentei suicídio após dois meses de programa, quase ninguém sabe desse acontecimento, só os mais íntimos”, relatou ela, através do Instagram. Ela também conta que nunca teve problemas psicológicos antes de entrar no reality.

No desabafo, a carioca explica que não foram os ataques pessoais que recebeu que a levaram a desenvolver a doença, mas o “hate” e as ameaças contra sua família: “Minha mãe receber ameaças e parar todos os dias no hospital, tendo risco de infartar… as pessoas que eu amo serem atacadas, e principalmente do ataque racial que eu tive em rede nacional, sendo chamada de mucama, macaca, entre outros termos racistas”, relatou.

Leidy Elin destacou, também, a falta de apoio de páginas da web voltadas ao movimento preto, e também influenciadores digitais que contribuíram com a onda de ataques que recebeu. Confira:

Pessoas que estão enfrentando uma situação semelhante a de Leidy Elin, podem buscar ajuda através do Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do número 188. Na rede pública, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade. Uma equipe diversificada trabalha em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas. (Matéria Aratu On line)

SOBRE O SETEMBRO AMARELO

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.  Veja mais aqui!

Redação