Desintoxicar após carnaval? Como fazer?

Para quem exagerou na bebida e na comida durante o carnaval e agora é a hora de desintoxicar com uma alimentação leve e balanceada para o corpo se recuperar

Durante o carnaval é comum que as pessoas exagerem na bebida alcoólica. O resultado disso é a famosa ressaca , que causa desidratação, dor de cabeça, náuseas e mal-estar, além de prejudicar o fígado, estômago e intestino.Para aliviar esses sintomas, uma alimentação adequada é fundamental.

 

“Normalmente a ressaca vem associada de um desgaste físico por conta de uma alimentação inadequada durante os festejos, o que agrava os sintomas.Para ajudar no processo de desintoxicação do organismo, a reidratação é o primeiro passo. Aumentar o consumo de água e líquidos, bebendo de 2 a 3 litros por dia para começar. Uma ótima opção também é a água de coco que, por ser rica em magnésio sódio e potássio, além de hidratar, repõe os minerais perdidos por conta da ação diurética do álcool,” é o que explica Emanuela Brito, (CRN-5/2405)  Nutricionista formada pela UFBA(Universidade federal da Bahia) há 8 anos.

 

Drª Emanuela ainda pontua: “o fígado é o principal órgão responsável pela desintoxicação e, como já está sobrecarregado por conta dos excessos no período da folia, devemos evitar comidas gordurosas como frituras e alimentos industrializados, que são ricos em sódio e fazem com que o corpo retenha mais líquido.”

 

“Devemos dar preferência a refeições mais leves como saladas, legumes, hortaliças e frutas ricas em água e fibras, como abacaxi, melancia e melão.”

O abacaxi é rico em vitaminas A, B e C, sais minerais e fibras, além de conter a bromelina, uma enzima que auxilia na digestão. Já a melancia, além de ter propriedades hidratantes, pois contém cerca de 90% de água, também é rica em compostos antioxidantes. O melão, além de ter muita água, é rico em fibras que auxiliam a recuperação intestinal.”

 

“Outro alimento importante para amenizar os efeitos da ressaca é o gengibre. O gengibre contém gingerol, uma substância ativa que reduz náuseas e vômitos, além de ser antioxidante, anti-inflamatório e ter um efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a emagrecer.”

Confira uma receita de suco detox que vai ajudar na hidratação e desintoxicação do organismo:

1 copo de água de coco

2 rodelas de abacaxi

1 colher de hortelã

3 lascas de gengibre

Bater tudo no liquidificador e tomar, de preferência sem coar e é só saborear.

Uma forma muito saudável de liberar as toxinas armazenadas no corpo é exercitar-se. “ Exercícios físicos aceleram o metabolismo: caminhada, andar de bicicleta, nadar, correr… Para quem não está acostumado deve tomar cuidado,  para não ultrapassar os limites do corpo que ainda não está habituado as atividades físicas e pode resultar em lesões.

 

 

Então é bom buscar orientação de um profissional para que este monte um programa de exercícios físicos, antes buscar desintoxicar se exercitando”, é o que declara o professor de Educação Física Danilo Peneluc (CREF 008251-G/BA), formado há 5 anos, atuante no Colégio Técnico da Fundação José Carvalho, localizado  na estrada de Santiago, s/n,Pojuca/Ba.

 

“Para os que não são muito adeptos de exercícios físicos, a drenagem linfática é uma maneira relaxante e saudável de retirar as impurezas do corpo. Ela ajuda na eliminação dos líquidos retidos e ajuda a diminuir o inchaço causado pelos excessos das festas. Depois de uma sessão de drenagem, é normal ir ao banheiro várias vezes, pois é pela bexiga que todas as toxinas são eliminadas,” destaca a fisioterapeuta Andrea Monteiro Ulm Ramos(Crefito/Ba: 35.825F), que atua no Espaço Bella Forma, localizado no Bairro da Rua Nova, em Catu/Ba.

Drª Andrea também detalha que   “ a drenagem linfática é um tipo de massagem com manobras específicas para a retirada dos líquidos que “vazam” dos vasos linfáticos. Esses líquidos ou fluídos são as linfas, formados por: sais, proteínas, água, células e ureia, que contém toxinas e outras substâncias que o organismo rejeitou, e nem sempre são eliminados adequadamente pelo organismo.

 

A drenagem trabalha de forma a retirar os rejeitos dos tecidos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

 

 

 

O que não faltam são dicas para se livrar do mal estar trazido pelos exageros da “farra” durante o carnaval. Para cada um desses profissionais que se dispuseram há ceder o tempo para orientar como realizar adequadamente o processo de desintoxicação, o melhor é conter ao máximo os exageros durante as festas, para evitar transtornos para saúde pós-folia.

 

Emanuela Brito, CRN-5/2405, Nutricionista formada pela UFBA(Universidade federal da Bahia) há 8 anos, é especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos e em Gestão em Negócios de Alimentos. Possui atualização em Emagrecimento e Manutenção de Peso e em Nutrição Estética, atuando com consultoria e assessoria em nutrição, em Salvador/Ba.

 

 

 

Andrea Monteiro Ulm Ramos , CREFITO/BA: 35.825, Fisioterapeuta formada pela UCSAl(Universidade Católica do Salvador) há 16 anos. Especialista em Orto-trauma e Dermatofuncional
Atuante na Clínica Espaço Bella Forma, em Catu/Bahia
Fisioterapia | Estética | RPG | #Pilates
(71) 3641-5739 (71) 99951-8487
| Rua Elias Medeiros, 128, Rua Nova

 

 

 

Danilo Peneluc é  Professor de Educação Física, formado pela UCSA- Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Salvador, Brasil. Especialização em Educação Cíentífica e Popularização das ciências-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF BAIANO) e também em ADM e Marketing Esportivo- Universidade Estácio de Sá, (UNESA), Rio De Janeiro/BR

 

 

Imagens: Google

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

2 comentários em “Desintoxicar após carnaval? Como fazer?

  • 2 de março de 2017 em 20:26
    Permalink

    Ótima matéria!Bem elaborada, bem construída, dicas ótimas!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019