Comunidade

Dança, música e palestras com pontuações reflexivas marcaram a 33ª Semana Espirita catuense

Com o tema: “Na era da fraternidade”, o Centro Espírita Caminho da Verdade junto com a União Espírita Catuense realizou durante seis dias a semana espírita da cidade

Na abertura da  ‘Semana Espírita, teve abertura da vice-presidente do Centro Espírita Caminho da Verdade, Lilian Habib, e a participação do palestrante e localizador Dílson Moura, que faz parte do grupo espírita Deus Cristo Espírita Caridade, de Salvador.

Dílson palestrou sobre; “Auxilio Fraternal na Casa Espirita”, e ressaltou sobre a doutrina espirita obre o aspecto da importância em enxergar o sofrimento do próximo e ajudá-lo a resolver as necessidades humanas e mazelas trazidas de outras vidas, que impactam nas relações dos dias atuais.

    

Antes do início da palestra, na qual a plateia estava compenetrada com a fala do ministro, teve apresentação de dança pelas crianças, que apresentaram uma canção que aborda a temática sobre ‘Deixar Sua Luz Brilhar’, e arrancou aplausos do público presente. A turminha ensaiou desde Maio, uma vez por semana, todos os sábados conduzidos pela professora Pioneira Lycia Ulm e as demais professoras: Dulcilene Silva, Ariane Ferreira, Yasmim Trindade, Lesly Costa, que destacaram: “a intenção do nosso trabalho com a as crianças foi no intuito de passar para o público a seguinte mensagem: “ascender a luz que existe em cada um de nós, que possamos deixar a luz brilhar é desde pequeno que se aprende isso”. Pontuaram.

A noite do dia 19/11, foi a vez de falar sobre a temática que nomeou a semana espírita desse ano; ‘Na Era da Fraternidade’ e teve apresentação de yôga das crianças ensaiadas pela professora Marion Bonfim, que destacou que esse ano decidiu deixar a garotada se apresentar só, como um desafio para elas e um amadurecimento para todas.”

Já no dia  20/11, teve abertura com voz e violão de Raimundo Sales e sua pequena filha, que encantou a plateia presente. Depois foi a vez do palestrante Pedro Camilo (autor de alguns livros espíritas), abordar sobre a temática ‘Mediunidade: Uma Proposta Fraternal’.

Todos os dias o início foi feito às 19h30min, e na noite do dia 21/11.  foi a vez da cantora Cassiene Fernandis, que fez um show particular apenas para os palestrantes e a plateia que estava  no Centro Espírita Caminho da Verdade, localizado no bairro do Catende,sentir através da voz e violão da artista, a o clima fraternal. A palestrante da noite Nádia Matos, abordou sobre a temática: FRATERNIDADE: ‘Um instrumento de Transformação da humanidade’.

A sexta-feira, 23 de novembro, o momento artístico, ficou por conta mesmo das vozes do coral Municipal da Cidade, cantando à capela. Depois o foi a vez do palestrante da noite James Ney, abordar sobre a um assunto que preocupa à todos nesses dias: ‘ Reflexões sobre o Suicídio e a Função da Família’.

O encerramento foi no sábado, teve a arte manifestada pelo Coral do Movimento Espírita da Cidade cantando à capela. Depois o foi a vez da ‘Palestra de Flávio Santos, Psicólogo de Salvador e palestrante, emocionou à todos com a temática: JESUS MODELO DE PERFEIÇÃO.

A semana espirita em Catu desse ano veio com a finalidade de fortalecer os relacionamentos humanos, buscando formar uma base sólida intelectual, emocional e espiritual na sociedade; a programação foi constante durante toda a semana, de 18 a 24 de novembro, com palestras e muita arte.

 

Esse uma novidade foi a ‘Semaninha da Criança’, que teve um espaço reservado para garotada  e atividades e ministrações especiais feitas exatamente para elas.

Para o próximo ano, a presidência do Centro tem planos de buscar utilizar ainda mais as plataformas digitais. A intenção é fazer a transmissão ao vivo das apresentações e palestras, para alcançar pessoas que não tenham a possibilidade de ir até ao local, acompanharem a programação via Web.

O evento é custeado pelos próprios membros do Centro e da união Espírita Catuense, e não há incentivo financeiro de empresas privadas; por isso vários stands são montados todo ano com livros, artesanato, lanches, para ajudar no custeio da Semana Espírita e também na manutenção do Centro, que tem durante ano, diversas ações em benefício a população mais carente.

Palestrante da primeira noite ao centro e líderes espíritas catuenses

 

Turma da Cantina beneficente

 

Turma da livraria e artesanato

 

Stand de livros
Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com