ComunidadeEducação

COM 1600 ALUNOS FORMADOS PROERD TRAÇA NOVO CICLO EM CATU

Em mais uma etapa, o PROERD movimenta Policiais Militares, família e estudantes, unindo todos contra as drogas e a violência, em mais um ano de atividades na cidade

 

Foi apresentado na tarde dessa quinta-feira(15), no auditório da Câmara Municipal de Catu-Ba, mais uma etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) aos pais de jovens e adolescentes participantes do PROERD. O projeto terá início na terça-feira, dia 20, e consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, trabalhando em um processo de conscientização acerca de problemas sociais como uso e tráfico de drogas, estimulando assim uma a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com bem estar individual e da comunidade de forma geral.

Na Bahia, o projeto teve início em 2003, é para a Organização das Nações Unidas (ONU), um dos maiores programas de prevenção às drogas e a violência do mundo.

O trabalho é iniciado através de estratégias de resistência e prevenção na sala de aula, orientando os estudantes a se protegerem das influências. Para o Sargento Josenildo da 95ª CIPM, o projeto estimula o pensamento dos jovens sobre as consequências que sofrerão caso optem por usar os entorpecentes, “trabalhamos com os fatos, sabemos como o uso das drogas não geram valores e nem beneficia. Afeta também a saúde e muitos jovens não tem a noção de como ela se comporta no organismo, de quão danosa é. Então, mostramos com apoio de audiovisual, animações, palestras, os danos causados para alertá-los”, destaca.

O programa de caráter social, trabalha com alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental, com faixa etária dos 09 aos 12 anos. Com oferta de atividades educacionais em sala de aula, são inseridos nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades com encontros semanais, que tem a duração de uma hora diária. O sargento destaca que o programa tem um retorno positivo, “os pais nos agradecem pelas orientações levadas, os pensamentos mudam e acaba que a sociedade por inteiro sai ganhando. ”

O capitão Júlio Mendes da CPM de Alagoinhas(Ba), ressalta que a comunidade ganha com a inserção do Proerd, “primeiro que a comunidade com a segurança que o policial já oferece por estar fardado e exercitando o trabalho. Segundo, pelas as orientações passadas aos estudantes novos que estão crescendo, transformando-os em cidadãos de bem, e por fim, nós aprendemos com a comunidade e nos inteiramos sobre a necessidade local. É um trabalho conjunto, que precisa da cooperação de todos para ter resultado positivo.” Pontua.

A cidade de Catu já formou 1600 alunos, em cinco anos. Segundo a polícia militar, o município é receptivo quanto aos serviços prestados pelo programa que tem a intenção de resgate de crianças e adolescentes em situação de risco social. Para a coordenadora pedagógica da secretaria de educação Kátia Alcântara, o programa soma uma cultura de formação de cidadãos compromissados com o bem, “o ganho é fundamental e mútuo. É um complemento a mais para a educação da cidade, pois sabemos que as drogas lícitas e ilícitas estão aí, e esse suporte vem auxiliar os jovens a reprimirem tal conduta. ” Finaliza.

Prefeito Geranilson Requião marcou presença na palestra junto com sua assessoria, e deu sua contribuição ressaltando a importância das ações. Como também vereadora Pró Dilza, que fez questão de revelar com exclusividade para equipe do Catu Acontece, que levará na próxima sessão da câmara de vereadores, um projeto de lei que vai facilitar os investimentos do executivo no PROERD, e enfatiza que “conta com a sensibilidade dos colegas legisladores, para dar as ações a importância que elas realmente tem, como uma ação preventiva eficaz de combate ao uso e tráfico de drogas.”

 

 

Reportagem: Donaire Verçosa e João Vitor Araújo

 

 

Redação