Educação

Colégio Ágappe promove culminância do projeto Ciranda Literária

Turmas do ensino fundamental celebraram o projeto promovido pelo colégio Ágappe  nessa terça-feira(12), que visa incentivar a leitura, a imaginação e a criatividade das crianças 

As turmas do ensino fundamental do Colégio Ágappe celebraram na última terça-feira (12) a culminância do projeto ciranda literária, que já é esperado pelos alunos, por ser realizado todos os anos na escola.

Literaturas de diversos tipos e com temas diferentes são utilizados nas aulas pela professora de redação Jamile Pereira, que também coordena o projeto. Entretanto, durante as últimas semanas o tema escolhido foi o dos piratas e vários livros referentes ao assunto foram apresentados e lidos pelos alunos  juntamente com os professores, contendo ainda atividades lúdicas com objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura.

 

Há algumas semanas o projeto está se desenvolvendo e os alunos receberam alguns desafios, entre eles: construir um barco com materiais recicláveis, construíram lunetas com o que levaram de casa para escola, dobraduras e como conclusão, eles exibiram os barcos que construíram e foram em busca de tesouros escondidos.

 

Jamile explica, qual a mensagem passada para os alunos através da realização do projeto. “Hoje é o momento que eles mais gostam de todo o projeto. A história contada foi a do ‘Pirata Pirado’ e, dentro da ciranda, eles aprenderam que todo pirata busca um tesouro e que, um dos tesouros que podemos ter na vida, são nossos amigos”.

A coordenadora da escola, Ana Carla Mota, explica qual o objetivo da realização do projeto: “a ideia foi fazer com que, além de atividade recreativa, a atividade trouxesse uma história. Porque os piratas existiam há muito tempo e ainda existem. Então abordaram-se questões como: por que existem os piratas? Como os piratas surgiram? Quais tipos de piratarias existem? Ou seja, acrescentamos informações que eles precisam ter conhecimento ”, explica a coordenadora.

Desde o desenvolvimento das navegações, surgiram os piratas. Até mesmo nas épocas remotas dos primeiros mercadores do Mediterrâneo, os bandoleiros do mar já faziam seus saques. Embora as práticas dos assaltos pelo mar sejam remotas, podemos dizer que a “Era de glória” da pirataria estende-se por volta dos séculos XVI ao XVIII, considerada a “Idade do Ouro” da pirataria, devido à comercialização de mercadorias via marítima entre diversas nações.

 

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com