Comunidade

Catu: Secretaria Municipal de Assistência Social promove ação em combate ao trabalho infantil

Ação aconteceu na Praça Lourenço Olivieri, no centro da cidade e, esta semana ainda acontecerá mais uma ação no Centro de abastecimento da cidade de Catu.

Nesta segunda-feira, 12 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou uma significativa ação em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O evento, sediado na Praça Lourenço Olivieri, no centro comercial de Catu-Ba, contou com a presença de um PITSHOP e abordagens educativas através de panfletagem.

O trabalho infantil é uma triste realidade que priva crianças de seus direitos fundamentais, afetando o acesso à educação, saúde e um desenvolvimento adequado. Consciente dessa problemática, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o CREAS, tem como objetivo mobilizar a sociedade e eliminar essa prática prejudicial, visando proporcionar um futuro melhor para todas as crianças.

As atividades desenvolvidas além da panfletagem foram; palestra, espaço para as crianças desenharem e conscientização dos riscos do trabalho infantil.

A ação realizada nesta segunda-feira representa segundo os coordenadores do Creas-Catu, um passo importante na conscientização sobre o tema, destacando a necessidade de proteger e garantir os direitos das crianças em nossa comunidade. Através do PITSHOP, foram oferecidos materiais informativos e orientações para sensibilizar a população sobre os impactos negativos do trabalho infantil. A panfletagem também teve papel fundamental na disseminação de informações relevantes sobre os direitos das crianças e as alternativas para sua proteção.

Essa iniciativa visa reforçar o compromisso da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CREAS em promover a conscientização e o engajamento de todos na luta contra o trabalho infantil. Através do trabalho conjunto, busca-se construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada criança possa desfrutar de seus direitos básicos e alcançar um futuro próspero.

Ainda essa semana, próxima sexta-feira, 16 de junho, às 8h da manhã, ocorrerá no Centro de Abastecimento da cidade, mais uma ação de educação e conscientização contra o trabalho infantil, com intuito de alertar moradores e trabalhadores do local sobre os perigos que rondam crianças expostas ao trabalho, além da importância de ao identificar algo que coloquem em risco a integridade física, pisiquica e emocional de crianças e adolescentes, logo denunciar aos órgãos competentes, como Conselho Tutelar e Polícia Militar. Os telefones são:

Conselho tutelar: (71) 3641-2652

Direitos Humanos: Disque 100