Projeto Catu Mais Humano leva serviços de saúde para o bairro do Santa Rita
Idealizado por Gilcina Carvalho, ex-prefeita de Catu, o Projeto Catu Mais Humano, tem sua quarta edição realizada nesse sábado, 06 de novembro, em um dos bairros mais populosos de Catu -Bahia, o Santa Rita.
O dia amanheceu com chuvas, trovoadas e relâmpagos, mas isso não impediu que médicos, voluntários da igreja Batista Monte das Oliveiras e toda equipe do Projeto estivesse desde das 5h da manhã, quando os preparativos começaram e os atendimentos iniciaram às 07H.
O tempo cooperou e com a estiagem, cerca de mais de 200 pessoas foram atendidas entre consultas clínicas e ortopédicas, foram realizados exames como preventivos, ECG, controle de hiperdia (aferição de pressão e glicemia), sendo disponibilizados para comunidade 40 preventivos e 40 eletrocardiograma.
A enfermeira Taciana da Silva Guimarães, realizou os preventivos, enfatizou a importância de manter esse exame em dia e o olhar atento a saúde das mamas para as mulheres: ” na idade até os 40 anos é preciso que sejam feitos os exames anualmente e após os 60 a frequência normal indicada pelos médicos já é a cada dois anos. Durante a consulta fazemos o exames das mamas, e coletamos todo o material necessário para o preventivo.” Explica Taciana.
O pastor Arlei Moura, destacacou a importância social do Projeto, e enfatizou em vídeo postado no instagram da Catu Acontece, que o ministério está aberto para toda ação em benefício da comunidade. Veja abaixo:
https://www.instagram.com/p/CV72LkIvew5/
Já o médico ortopedista Alan Sanches, enfatizou a satisfação em está fazendo parte de um projeto que ele considera de suma importância para a comunidade catuense, onde a população é assistida atendimentos de saúde preventiva básica, e parabenizou os envolvidos, e a idealizadora do projeto, Gilcina Carvalho. Veja depoimento em vídeo no link:
https://www.instagram.com/p/CV78GPnszOW/
Outro médico já conhecido da comunidade catuense, é o também ortopedista Rafael Aquery, que nesse sábado realizou inclusive além das consultas, alguns procedimentos como a exemplo de uma infiltração articular de joelho, em um paciente que estava há algum tempo com a necessidade desse tipo de intervenção médica:
“Muito feliz em está participando como médico, nesta quarta-edição, com apoio do colega Alan Sanches, da ex-prefeita Gilcina Carvalho no social, e toda uma equipe envolvida, e eu só tenho agradecer aos colaboradores e a toda população que tem se engajado nessa ação, todos sem nenhum interesse financeiro, e sempre com intuito de ajudar, porque ajudar faz bem, e é com esse objetivo que vamos continuar trabalhando em prol da saúde e bem-estar do povo.” Destacou Rafael.
Na sequência Gilcina Carvalho, conversou conosco e destacou: “nesse projeto além de Dr, Rafael, Dr.Alan Sanches, além dos coordenadores do projeto, o enfermeiro Samuel Araújo e Eduardo Olodum, que tem sido de peças importantes para a realização do Catu Mais Humano nas comunidades, entre outras pessoas que nos ajudam para que as ações de saúde aconteçam, e é uma satisfação muito grande poder atender a comunidade carente da nossa querida Catu. ” Pontuou.
Já há outra ação prevista ainda para esse ano, e logo a comunidade beneficiada será informada, segundo os organizadores, que já articulam novidades para as próximas ações.