Catu estará participando de mutirão de cirurgia realizado em Lauro de Freitas

Começa na  próxima quarta- feira a triagem para mutirão de Cirurgia em Lauro de Freitas e pacientes de Catu com exames em dia poderão participar

O Mutirão de Cirurgias está chegando em Lauro de Freitas- Ba. Para ser atendido, o paciente deve possuir cadastro na Secretaria Municipal da Saúde na Lista Única do Governo do Estado.

Serão realizados os procedimentos de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), histerectomia (retirada do útero) e vesícula. As pré-consultas acontecerão de 2 a 4 de agosto nas unidades móveis, que ficarão estacionadas na Rua Euvaldo Santo Leite, em Lauro de Freitas. As cirurgias serão realizadas no Hospital Jorge Novis, reinaugurado recentemente.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, para a realização do exame de USG( no local da triagem), precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo com validade de até um ano. As mulheres que ainda possuem ciclo menstrual devem levar o exame Beta HCG. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos, como cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

É necessário ter em mãos atualizados os exames:

-HEMOGRAMA

-TP, TTPa

-UREIA

-CREATININA

– GLICEMIA DE JEJUM

*** Esses  acima com validade de até seis meses.

É importante ressaltar que assim como foi feito no mutirão que aconteceu em Catu-Ba, dando a prioridade para moradores da cidade, assim também é em Lauro de Freitas. Por isso é importante que o cidadão catuense que tiver indicação cirúrgica, se programe para chegar antes do horário de abertura dos trabalhos, que é às 7h da manhã, para entrega das fichas de triagem do pré-operatório.

 

Deleon Francisco, mais conhecido como “Tito”, Coordenador do Mutirão de Cirurgias do Estado, garantiu que será feito todo esforço  possível para atender a demanda de pacientes que procurarem a equipe do mutirão, ” nosso interesse é que todos que aqui chegarem com seus exames em dias sejam atendidos, para que nenhum cidadão volte para casa sem atendimento. “

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Catu Acontece - A Sua Revista Eletronica
2017 - 2019