CARAVANA DA CIDADANIA LEVA SERVIÇOS GRATUITOS PARA A POPULAÇÃO DE CATU

A população compareceu em peso para aproveitar os serviços gratuitos oferecidos pela caravana da cidadania no centro administrativo de Catu

Uma maratona de atividades foi desenvolvida na manhã e tarde, desta sexta-feira(29) no Centro Administrativo de Catu. Foi a  “Caravana da Cidadania”, iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e, que trouxe diversos serviços gratuitos para atender a população catuense.

Os serviços foram abertos às 09hs, liberando atendimentos como; emissão de segunda via de RG, carteira de trabalho, CPF, certidões, emissão de passe livre intermunicipal para pessoas com deficiência, cadastro no Programa Identidade Jovem e também, atividades culturais da cidade para a alegria de quem esperava pelo atendimento facilitaram a espera.

Na saúde, o atendimento oferecia testes de HIV, sífilis, hepatites B e C dentre outras prestações. Depois dos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, os exames seguiam para análise médica, além de exames de DNA (paternidade) totalmente gratuito.

                             

 Dona Andrea Teixeira, moradora do bairro Urbis, madrugou na fila e satisfeita, agradeceu o serviço recebido: “valeu a pena, porque fiquei aqui e consegui tirar a identidade. ”

Na área social, foi dia também de tirar a segunda via do documento de RG e CPF. “Até as 12:00hs, 290 pessoas solicitaram o RG, a demanda é grande, mas temos coordenação e manutenção. Além do mais, são 10 pessoas na equipe ajudando.” Afirma a Ouvidora do Gabinete da Prefeitura, Valquíria Feitosa.

 

O Prefeito Geranilson Requião(PT) destacou como os benefícios atingem a cidade, “Essa é uma ação positiva, nossa esperança é que ela se repita o mais rápido possível, são serviços sociais que garantem o bem estar e os Direitos Humanos.”

O secretário da pasta de Justiça, Direitos Humanos e desenvolvimento Social do Estado(PT), Carlos Martins, enfatizou a importância das atividades: “esses serviços colaboram com os cidadãos no que diz respeito ao exercício da cidadania, facilitando a tiragem de documentos. Uma ação que passou por outras cidades e que leva orientações, apoios e uma gama de ações benéficas para nossa população.”

Já o Deputado Federal Nelson Pelegrino(PT), agradeceu a participação e apoio da Prefeitura Municipal na iniciativa, “esse programa é uma ação que trouxemos a Catu, para enriquecer a qualidade de vida dos munícipes. É um Conjunto completo que promove cidadania.”

                                 

Os grupos de capoeira, Estrela Dalva, Percussão com alunos do Centro de Referência de Assistência Social e Saúde Total, fizeram a festa e trouxeram as origens da Bahia para a quadra. O Diretor do Departamento de Cultura, João Ferreira Jr, fez uma consideração sobre o momento: “ essas apresentações abrilhantam o evento. Essa concentração de pessoas favorece a apreciação das atividades culturais do nosso município.”

 

 

A Caravana com os serviços surgiu no Mutirão social do Pacto Pela Vida em 2015, e o projeto ganhou força em Salvador, e hoje percorre cidades baianas. Os serviços continuaram até às 15h.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *