A - Mais RegiõesEconomiagrevecaminha

Caminhoneiros se manifestam a favor da continuação da paralisação em todo país

Após pronunciamento do presidente Michel Temer na TV  em cadeia nacional sobre acordo com os caminhoneiros, estes se manifestam nas redes socais a favor da continuação da greve em todo país 

 

As medidas anunciadas pelo presidente Michel Temer (PMDB) como uma tentativa de por fim  com a greve dos caminhoneiros, não devem surtir efeito desejado pelo governo.  Após o anúncio,  manifestantes insatisfeitos com o pronunciamento,  saíram em defesa da continuação do movimento nas redes sociais e prometem continuar paralisados até, ao menos, a próxima quarta-feira(30), quando voltam a se reunir com representantes do Governo Federal.

 

Durante pronunciamento do presidente Michel Temer (PMDB) transmitido ao vivo pela televisão na noite deste domingo (27), foi possível ouvir panelaços em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e em Brasília.

 

 

Caminhoneiros mostraram insatisfação com a proposta, e no perfil do Facebook, denominado Planeta Caminhão, um dos representantes da categoria explica as medidas anunciadas pelo presidente e afirma que o protesto que já chega ao seu oitavo dia nessa segunda-feira(28), continua, e que os manifestantes já estão organizados em todo país para um manifesto popular previsto para todos os pontos de protesto do país nesse dia. “Já sabemos de antemão que não aceitaram a proposta de 46 centavos. Por isso, a manifestação continua até quarta-feira, quando os caminhoneiros vão se reunir novamente com o Governo Federal”, disse. ( Segue link da rede social: https://www.facebook.com/PlanetaCaminhao/videos/806244166242927/)

Entre as medidas anunciadas pelo presidente está: congelamento dos preços do diesel por 60 dias , e não mais por 15 ou 30 dias como antes previsto, descontos de R$ 0,46 centavos por litro do diesel, entre outras medidas que ao todo somaram cerca de 5 concessões, que custarão cerca  de R$ 10 bilhões aos contribuintes, segundo cálculos do governo. Além do Tesouro ter que ressacir a Petrobrás pelos descontos concedidos e congelamento dos preços.

Ainda durante o discurso, o presidente fez questão de enfatizar a assinatura de duas meditas provisórias. Em uma delas, isenta a cobrança de pedágio pelo eixo suspenso de caminhões, em rodovias estaduais, municipais e federais. Também se comprometeu a reservar 30% do frete na CONAB (Companhia Nacional de Abastecimentos). E por último a criação de uma tabela mínima, para preço de frete, texto esse que será editado, em substituição a um projeto que tramita no senado, porém de forma mais lenta, já a medida tem validade imediata. entre outros pontos trazidos como pontos essenciais para fixação do acordo com a categoria.

O dia de hoje é um dia para aguardar como será o posicionamento dos caminhoneiros em relação a continuação ou não dos protestos  nas rodovias do país.

A cidade de Catu-Ba, tem sofrido os impactos da paralisação na cidade, e o desabastecimento tem causado longas filas nos postos de combustíveis da cidade, falta de frutas e verduras no comércio; e empresários locais do seguimento de  moda,  já se queixam do atraso de mercadorias adquiridas para serem vendidas nesse período de maio a Junho, que é um dos  períodos mais esperados pelo comércio na cidade e em região.

 

Foto Presidente Michel Temer: Pedro ladeira/Folha Press

Capa: Maringá Post

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com