ComportamentoComunidade

BEBÊ RESGATADO EM CATU JÁ FOI ENCAMINHADO PARA UMA CASA DE ACOLHIMENTO

Vários catuenses estão desejosos por adotar a criança.

O bebê encontrado pela população em um saco e supermercado no Bairro da Rua Nova em Catu na noite de terça-feira, 28 de novembro, passou por exames, foi reavaliado no Hospital Municipal de Catu e recebeu alta na tarde desta quarta-feira ((29), sendo encaminhado para uma Casa de Acolhimento da região.

A partir de agora é aberto um investigação de busca pela mãe, pai e familiares do recém-nascido, caso após esse período nao seja encontrado ninguém com grau de parentesco que tenha condições e queira assumir a criança, está fica disponível para adoção, que segue o trâmite normal ddo processo, esstabelecido pelos órgãos competentes. Há uma extensa fila de famílias que buscam crianças recém-nascidas para adotar, e o bebê encontrado em Catu , está no perfil mais procurado pelas mesmas.

Atualmente estima-se que, na Bahia, há um total de 214 crianças e adolescentes (177 acima de seis anos e 130 acima de 9 anos) aptas a adoção e 1003 pessoas estão na fila de adotantes. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, quase 70% dos aptos a adoção no Brasil têm mais de seis anos. De acordo com o Sistema Nacional da Adoção e Acolhimento (SNA), a maior quantidade de crianças e adolescentes disponíveis para adoção concentra-se na faixa etária de 6 a 17 anos. Esse perfil, no entanto, não corresponde ao mais desejado pelos habilitados à adoção, já que mais de 50% dos 39.957 pretendentes cadastrados têm preferência por até três anos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça de 2019, 90% dos interessados na adoção buscam crianças de até sete anos, enquanto 67% das que estão em abrigos têm idades entre sete e 18 anos. As informações sao do Tribunal de Justiça da Bahia.

Na Bahia, segundo os dados do Conselho Nacional de Justiça = CNJ, 58% das crianças disponíveis são meninos e 72% são pardos. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirma que a maior razão para a discrepância entre o número de pessoas que desejam adotar e crianças que estão habilitadas para adoção, é justamente o perfil escolhido pelos pais que costuma ser de crianças recém-nascidas e do sexo feminino. Este padrão foge das características da maior parte dos meninas e meninos abrigados no estado.

Alguns catuenses manifestram interesse em adotar a criança resgatada, no entanto é necessário entrar no cadastro já existente no estado, que pode ser feito no Fórum de Catu, após isso as famílais em assim sendo avaliadas como habilitadas para adoção, precisa seguir a ordem da fila existente de interessados, nada garantindo que a criança que estará disponível para adoção será o recém-nacido resgatado em questão, ressaltando inclusive que o bebê tem a possibilidade de ser encaminhado para um familiar da mãe ou pai que possivelmente tenha jogado nas ruas dentro do saco encontraod. Todo o caso ainda será avaliado e investigado, e portanto, há um prazo a ser obedecido, conforme orientação da lei.

DOAÇOES

A Nonagésima Quinta Companhia de Polícia Militar está verificando a possibilidade de receber as doações para enviar para a instituição que a acolheu, mas ainda está em estudo de caso.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com