A - Mais RegiõesPolítica

Base governista tenta derrubar formação da Comissão Especial de Inquérito e na queda de braço, a Câmara sai vitoriosa

Primeiro dia do mês de setembro, e na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mata de São João, todos os 13 vereadores se fizeram presentes. Através de indicação, o vereador Alexandre Rossi solicitou a ampliação do núcleo do Conservatório de Música e Arte, da localidade Barro Branco, para Imbassai. O vereador Beto do Amado Bahia, pediu a entrada do micro-ônibus da empresa “Cidade das Águas” na comunidade do Sempre Verde e nos Condomínios Santa Rita I e II. Enquanto o vereador Zé do Relógio indicou a colocação de container para lixo na Rua do Bosque e na entrada do Foz de Imbassai.

Em resposta à questões levantadas pelos partidos Democratas (DEM) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sobre a forma de composição da Comissão Especial de Inquérito, o presidente Agnaldo de Lulu, esclareceu que tanto a proporcionalidade dos partidos, quanto a observância da proporcionalidade dos blocos da base do prefeito e de oposição, não têm nenhuma ilegalidade, o regimento interno contempla a composição da CEI com cinco membros, admitindo dois suplentes. “Com o propósito de deixar ainda mais democrática, nós optamos por agregar mais dois membros e fazendo assim, teremos uma composição de sete membros para nossa CEI que está em vigor nesta Casa Legislativa, ou seja cinco membros efetivos e dois suplentes”, disse ele.

O anuncio feito por Agnaldo não agradou muito aos vereadores da base governista que trataram logo de fazer vários questionamentos. Além de esclarecer as dúvidas, o presidente ressaltou: “Nosso objetivo é que os fatos sejam esclarecidos. Não estamos aqui para brincar com a honra e imagem de quem quer que seja. Espero que assim os vereadores procedam e cumpram seus deveres”, disse Agnaldo.

Em votação, os seis vereadores do lado do prefeito se posicionaram contra a nova formação da Comissão Especial de Inquérito, porém a ampliação sugerida foi aprovada por maioria. Com isso, base governista e oposição têm até esta quarta-feira (02/09) para apresentar os nomes dos membros adicionais.

Os vereadores Alexandre Rossi, Bira da Barraca, Jair Bispo, Tiago de Zezo e Zé do Relógio ainda tentaram reverter o resultado, questionando a legalidade da criação da CEI, e o presidente rebateu: “O trâmite está estritamente observado pela legislação. Não vamos admitir que sejam feitas manobras com o fim de parar a comissão, como temos observado”, disse ele.

Com esse resultado, a nova composição da Comissão Especial de Inquérito fica da seguinte forma:
1º Membro: Paulo Antunes de Carvalho “Paulo Bolinha”
2º Membro: Sandro Santana “Pastor Sandro”
3º Membro: Carlos Sérgio Marqes “Sérgio Bogoió”
4º Membro: Jair Bispo dos Santos
5º Membro: Tiago Augusto “Tiago de Zezo”
Suplente indicado pela oposição: Elcio Ramayana
Suplente indicado pelo líder de governo: prazo de 24h para fazer indicação do nome.

Redação

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com